segunda-feira, setembro 27, 2010

PARTIDO ESCOLAR

PARTIDO ELEITORAL DAS GAROTAS-P.E.G

Nós alunas  Alessandra,Djéssica Strey,Djéssica Amarante,Larissa  da 8°l fizemos algumas propostas para melhorar nossa escola, uma delas foi criar um multirão para fazermos toda a limpeza de nossa escola,e também para  recolhermos todo o lixo jogado no patio,e muito mais para melhorar nossa escola,mas para isso precisamosde ajuda de todos e precisamos de sua ajuda,e seu voto OBRIGADA A TODOS!

PARTIDO DEMOCRÁTICO JUVENIL- 69

Partido Democrático Juvenil.

 
PDJ-69

Presidente: Cristian Giovane Waterkemper.

Vice: kaciano Fernandes Saturno.



OUTROS CARGOS:



Secretário da educação: Cassiano Pezenti.

Secretária de finanças: Katiane Heiderschaidt.

Secretaria da presidência: Dara Alexandra de Oliveira.





JOVENS, O FUTURO DA ESCOLA.







PROPOSTAS





• COMTINUAR O RECREIO FACULTATIVO;

Continuaremos com o recreio facultativo com diversas atividades, como: futebol, basquete, tênis de campo, etc. (acompanhado por professores).



• UM DIA ESPORTIVO A CADA FIM DE BIMESTRE;

Nem todos terão direito de participar. Só participará os alunos selecionados pelos professores. Que avaliarão as medias e o comportamento. (esta proposta incentivara os alunos a estudar).



• TRAZER MAIS PALESTRAS EDUCATIVAS.

Procuraremos palestras que falam sobre assuntos que interessam os alunos, assim eles prestaram mais atenção durante as mesmas.



 CONSEGUIR PATROCINIO PARA OS CAMPEONATOS DE FOGUETES E CARROS RADICAIS.

Com o patrocínio conseguiremos aumentar o evento ajudando o colégio, e os professores envolvidos na competição.



 ARRUMAR PROGRAMAS DO WINDOWS 7 PARA OS COMPUTADORES DA SALA DE INFORMATICA

Com os programas do Windows 7, facilitara as pesquisas e o manuseio dos computadores para os alunos.

PPA PARTIDO PRÓ ADOLESCENTE

PRESIDENTE: WILIAN
VICE-PRESIDENTE: JEAN
DEPUTADOS: RAFAEL E GABRIEL

                NOSSAS  PROPOSTAS SÃO:
CONSEGUIR LIVROS PARA A BIBLIOTECA.
FAZER MURAIS NOVOS PARA EXPOR TRABALHOS.
ENFIM TENTAR MELHORAR A ESCOLA.

PAD - PARTIDO ATALANTENSE DEMOCRÁTICO - 33

Presidente: Luiza Schuhmacher Espindola
Vice-presidente: João Paulo Matias
Membros: José Aldo Avi
Edinara Luiz
Gabriel Passaura
DEFENDA SUA DEMOCRACIA, VOTE 33.

terça-feira, setembro 21, 2010

ATIVIDADES BARROCO

ANOTEM APENAS AS RESPOSTAS NA FOLHA

Texto para as questões 01, 02, 03 e 04:


“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?


Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.


Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.”


01. A idéia central do texto é:


a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;
b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;
c) os contrastes da vida;
d) a falsidade das aparências;
e) a duração prolongada do sofrimento.


02. A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:


a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.


03. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?


a)estrutura bimembre
b)estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva
c)disposição antitética da frase
d)concepção teocênctrica
e)cultismo


04. No texto predominaram as imagens:


a)táteis
b)olfativas
c)auditivas
d)visuais
e)gustativas


Texto para a questão 05:


“Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!


Tu, que em um peito abrasas escondido,
(*?) Tu, que em ímpeto abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.


Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.


Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria”.


05.O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta quais características:


a)Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo
b)Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo
c)Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta
d)Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida


06. Assinale a alternativa que não apresenta uma correta definição do estilo Barroco:


a)A produção poética seiscentista expressou a tensão e a irregularidade de uma época conturbada por valores opostos.
b)Uma das temáticas determinantes da poesia do século XVII foi a efemeridade do mundo terreno.
c)A dialética da culpa e do arrependimento refletiu a inconstância da alma barroca.
d)O Barroco brasileiro adotou o racionalismo como um dos principais norteadores da vida e da arte
e)O jogo de idéias e de palavras confirmou-se como um dos aspectos preponderantes da estética barroca.


7.O Barroco também é chamado de:


a)Seiscentismo
b)Romantismo
c)Futurismo
d)Realismo
e)Modernismo


8.O bifrontismo do homem, santo e pecador e a tentativa de associar as dualidades da vida: céu+terra, alma+corpo, espírito+matéria, são características de qual estilo literário:


a)barroco
b)arcadismo
c)modernismo
d)realismo
e)humanismo


Responda as perguntas 9 e 10 com base no texto a seguir.


"O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel e das coisas do Mundo, uma que vão, outras que vêm, outras que atravessam - e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um..."

(Pe. Antônio Vieira)


9.Assinale a metáfora mal explicada.


a)trigo semeado - palavra de Deus.
b)Espinhos - corações ligados aos bens materiais.
c)Pedras - corações de homens sem amor.
d)Caminhos - corações dos que seguem as palavras de Deus.
e)Terra boa - é a da palavra que frutifica.


10.Na frase "e todas passam", está clara a idéia de que:


a)a vida terrena é muito valiosa;
b)o mundo material deve ser muito valorizado
c)os bens da terra não perdem seu valor
d)a existência humana não é perene
e)a vida terrena é a que realmente conta.


11. Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.


O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra e vergonha.
(Gregório de Matos)


O poema:


I. Mantém uma estrutura formal e rítmica regular.
II. Enfatiza as idéias opostas.
III. Emprega a ordem direta.
IV.Refere-se a cidade de São Paulo.
V. Emprega a gradação.


Então, pode-se dizer que são verdadeiras:


a) apenas I, II, IV.
b) apenas I, II, V.
c) apenas I, III, V.
d) apenas I, IV, V.
e) todas.
 ******************************************************************************

ORAÇÕES COORDENADAS - EXERCÍCIOS

ATIVIDADES

O texto abaixo serve de base para responder às questões 01 e 02.


Não vou sair
A geração da gente
Não teve muita chance
De se afirmar e arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar de se mandar desse país
E aí você partiu pro Canadá
Mas eu fiquei no "já vou já"
Pois quando estava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua oi bater no mar
E eu fui que fui brincando...
Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi pior que tá não vai ficar
Não vou sair melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...


01. No verso “Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar”, o autor utiliza o recurso lingüístico mas” para:

a) contradizer uma expectativa criada na oração anterior
b) justificar a sugestão declarada na oração anterior
c) construir um raciocínio conclusivo
d) expressar uma procedência de exclusão
e) enfatizar os fatos mencionados anteriormente


02. Sobre esse texto, é correto afirmar que:

a) o quinto verso contém uma oração alternativa
b) o autor evidencia o valor de acréscimo no verso “E a lua foi bater no mar”
c) os dois primeiros versos formam duas orações
d) no terceiro verso ocorre uma relação de explicação
e) o verso “Pois quando tava me arrumando pra ir” foi estruturado a partir de um verbo


03. Reúna as orações abaixo em um só período, empregando elos coesivos com valor de acréscimo.

“Os turistas visitaram os melhores pontos turísticos da cidade.”
“Os turistas degustaram as comidas típicas do Pará o dia inteiro.”
“Os turistas conheceram algumas praias de Salinópolis.”

04. Reintroduza outra pontuação, nas seqüências abaixo, explicitando o nexo coesivo por um conector que mantenha a adequada relação entre os enunciados. Posteriormente, indique o tipo de relação implicada pelo conector em uso, conforme o exemplo:


a) Não fui à festa de seu aniversário: passei-lhe um telegrama.
( ) mas... (Relação: Adversativa)


b) Não fui à festa de seu aniversário: estive doente.
( ) porque... (Relação: ____________________ )

c) Não fui à festa de aniversário: não posso dizer quem estava lá.
d) João está desempregado e abatido; deves ajudá-lo.
e) Acenda as luzes; a energia já voltou.
f) Os convidados já chegaram; podemos começar a festa.
g) Não o provoque, não o aborreça; ele é muito violento!
h) Os exercícios estavam bastante difíceis; os alunos conseguiam resolvê-los;
i) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia vazio.
j) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia cheio.


Texto para a questão 05

“ (...) Julieta do céu! Ouve a calandra
Já rumoreja o canto da matina,
Tu dizes que eu menti? ... Pois foi mentira...
... Quem cantou foi teu hálito, divinal!”
(Castro Alves, Obra completa, Rio de Janeiro, Aguillar,p.122)


05. Muitas vezes os sinais de pontuação permitem recuperar a coesão textual. No início do último verso dessa estrofe, as reticências equivalem ao seguinte coesivo seqüencial:


a) mas
b) e
c) como
d) pois
e) ou

Texto para a questão 06:

“Lutar com as palavras
É a luta mais vã
Entanto lutamos
Mal rompe a manhã”.
(O lutador, Calor Drummond de Andrade


06. A coesão seqüencial se tece nessa estrofe por meio de “Entanto” e “Mal”. Esses coesivos introduzem no texto idéias que expressam, respectivamente:

a) oposição e tempo
b) concessão e condição
c) conseqüência e proporção
e) causa e negação

Texto para a questão 07:

“O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de amar”.
(O mundo é grande, Carlos Drummond de Andrade


07. Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a realidade de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de:


a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade


Texto para a questão 08:

Você desmaia
Quando vê sangue?
Tem gente que morre
Porque não vê.
Doe sangue. Não dói nada
E ajuda e tirar a dor de
Muitas pessoas

08. Os elementos coesivos “quando” e “porque”, no anúncio acima, assumem respectivamente o valor semântico de:

a) condição, causa
b) concessão, explicação
c) confirmação, conclusão
d) tempo, causa
e) causa, modo

09. Na frase: “Bem cuidado como é, o livro apresenta alguns defeitos”.

Começando com: “O livro apresenta alguns defeitos...” manteríamos o mesmo sentido se continuássemos com:

a) desde que bem cuidado
b) ainda que bem cuidado
c) contando que bem cuidado
d) à medida que é bem cuidado
e) tanto que é bem cuidado


10. Em: “Com muito cuidado, você deve fazer a prova de português”.
A expressão grifada denota:

a) afirmação
b) causa
c) explicação
d) modo
e) concessão

11. Em: I – Mário estudou muito e foi reprovado!
II – Mário estudou e foi aprovado!

O valor semântico do conector “e” nos itens I e II é, respectivamente:


a) continuidade e conclusão
b) adversidade e continuidade
c) adição e adição
d) adversidade e conclusão
e) explicação e adversidade


12.Classifique as orações coordenadas nas frases abaixo:


a. A comida do pequeno restaurante era muito boa, entretanto ele permanecia vazio.
b. A comida do pequeno restaurante era muito boa, por isso ele permanecia cheio.
c. Não se dirija ao aeroporto, porquanto a viagem foi cancelada.
d. A viagem foi confirmada, então dirija-se ao aeroporto.
e. Fui à escola e entreguei as provas à secretaria.
f. Fui à escola e não entreguei as provas à secretaria.
g. Economizamos bastante dinheiro, todavia foi insuficiente para comprarmos o computador.
h. Os alunos deste colégio estudam bastante, portanto realizarão boas provas no ENEM.
i. Os alunos deste colégio estudam bastante e realizarão boas provas no ENEM.
j. Corrija-se ou todos lhe virarão as costas.

sexta-feira, setembro 17, 2010

VERTEBRATES AND INVERTEBRATES - 6th GRADE I/II

VERTEBRATES 

The vertebrate animals are living beings that have the most advanced organism on our planet. They have as main characteristic: the spinal cord and spinal column (made up of vertebrae).
Main Features

Other important features are the fact of having muscles and skeleton, which allows them to perform more complex movements. His ability and his intelligence on the movements, make that vertebrates have an advantage over other species.
Most vertebrates have a well developed nervous system. Your central nervous system consists of the brain and spinal cord. In lower vertebrates the brain predominantly controls the functions of sensory organs. In the case of higher vertebrates, the brain, which is larger, it allows a more intensive exchange of information between different parts of the body.

As we saw, vertebrates are living creatures that have many advantages over other species, however, it is important to know that they also have many limitations.

If we make a comparison, we see that the number of vertebrates (about 50,000 species) is lower than the group of invertebrate animals. One reason is the size difference between these two species, vertebrates are generally larger, and, therefore, take up more space.
 
INVERTEBRATES


There are two main groups in the animal kingdom: the vertebrates and invertebrates. Both belong to the kingdom Animalia, however, the body structure varies greatly from one group to another.

Main Features
The group of invertebrates includes 97% of all animal species except the vertebrates (fish, reptiles, amphibians, birds and mammals).
A common feature of all invertebrates is the lack of backbone. As an example, the sponges (which although not always fit this category, continue to be part of this group).

Besides the lack of backbone, there are other features common to these beings, such as:

• Training multicellular (different groups of cells that comprise the body)
• Absence of cell wall (because they are made up of animal cell)
• With the exception of sponges, have tissues as a result of their cellular organization
• Your reproduction is usually sexual (male and female gametes combine to form a new organism)

In general, we can say that the vast majority of invertebrates are able to get around. However, sponges only perform this task when they are still very young and small. Already lobsters and insects are able to move throughout its existence.
Unlike plants (which produce their own energy through photosynthesis), invertebrates need to extract the energy needed for their survival through other beings. For that, they feed on autotrophs beings (plants) and heterotrophs (animals).
 

quarta-feira, setembro 15, 2010

LITERATURA - BARROCO

O estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econômica vivida em conseqüência da falência do comércio com o Oriente. O homem do Seiscentismo vivia um estado de tensão e desequilíbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma, sobrecarregando a poesia de figuras, como a metáfora, a antítese, a hipérbole e a alegoria. O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.

Barroco em Portugal



O Barroco desenvolveu-se dentro de um período que alternava momentos de depressão e pessimismo com instantes de euforia e nacionalismo. É uma época de crise, turbulência e incertezas que serviu de inspiração para uma arte dinâmica, violenta, perturbada, diferente da clareza, do racionalismo e da serenidade desejados pelos clássicos.



É a arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição e da dúvida. Reflete o conflito entre a herança humanista, renascentista, racionalista e clássica do homem quinhentista (século XVI) e o espírito medieval, místico, religioso, exacerbado pela Contra-Reforma Católica. Expressa, na irregularidade de suas formas contrastantes, o conflito espiritual entre: fé e razão, teocentrismo e antropocentrismo, ceticismo e mundanismo, misticismo e sensualismo, céu e terra, alma e corpo, espírito e carne.

É expressão de um homem repartido entre forças e princípios rivais: esta vida e a outra vida; o mundo daqui e o de além; o natural e o sobrenatural. O corpo tenta a alma e quer queimá-la com a paixão; a alma castiga o corpo pecador, castiga-o com fogo porque quer purificá-lo e reduzi-lo a cinzas.

Desse espírito dualista decorrem: na Literatura, a sobrecarga de antíteses, paradoxos e oxímoros; na Pintura, o jogo de luz e sombra, de claros e escuros; na Escultura e na Arquitetura, a exacerbação dos contrastes alto-relevo e baixo-relevo, formas côncavas e convexas; na Música, os esquemas polifônicos geradores do contraponto e da fuga.

A produção seiscentista da Literatura Portuguesa privilegia como gêneros literários a poesia lírica, a oratória seca, o teatro de costumes, a prosa moralizante, a epistolografia e a historiografia.

Apesar dos extremos de preciosismo, de hermetismo, de afetação e de frivolidade que caracterizam a produção das academias poéticas de retórica (Academia dos singulares, Lisboa, 1628-1665; Academia dos Generosos, Lisboa, 1647 - 1717); apesar da esterilidade e do rebuscamento artificial dos poetas reunidos nas célebres antologias Fênix Renascida (Lisboa, 1716 – 1762) e Postilhão de Apolo (Lisboa, 1761 - 1762), o Barroco em Portugal deixou algumas contribuições importantes como o enriquecimento das possibilidades expressivas e impressivas da imagética (imagens, metáforas, símbolos, alegorias), a valorização de analogias sensoriais ainda não exploradas pela Arte, o aprofundamento dramático do sentimento da complexidade e do mundo interior e da análise racional desse mundo.

Barroco no Brasil



Período artístico que, no Brasil, iniciou-se nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro. Envolveu todas as atividades culturais e foi a primeira escola artística que conseguiu formular expressões tipicamente brasileiras, símbolos do nascente sentimento nacionalista. O barroco brasileiro caracteriza-se pelo movimento sinuoso das formas, pelo jogo dos opostos, pela luz tangente e pela exuberância dos detalhes e de ornamentos.

O Barroco, apesar de ter sido iniciado na Bahia, com o chamado Barroco Açucareiro, teve em Minas o seu ponto alto como arte, quer seja na escultura, arquitetura, pintura ou música. Com o Barroco Açucareiro, fica o mérito da literatura, com nomes como Gregório de Matos Guerra (1633-1696), também conhecido por Boca do Inferno, por sua poesia satírica, que condenava os alicerces sociais da Bahia na segunda metade do século XVII, e Pe. Antônio Vieira, maior representante da oratória sacra em língua portuguesa.



O barroco brasileiro apresenta peculiaridades que o diferenciam do barroco europeu. A arte barroca de Minas Gerais revela grande proximidade com a arte das cidades portuguesas de Braga e do Porto. O barroco mineiro acabou por sobrepujar ao da metrópole, especialmente nas obras de Aleijadinho, em Congonhas do Campo e Ouro Preto. O Barroco tornou-se a verdadeira expressão de liberdade, em uma fase de dominação e opressão. Consistiu na possibilidade de infringir as regras trazidas pelos europeus e criar soluções inesperadas. A integração das artes, característica do barroco mineiro, só foi possível com um trabalho sistemático de equipe, experimentando materiais locais e suas aplicações ideais. Os aperfeiçoamentos na arte de construir foram sucessivos. As irmandades estimulavam o surgimento dos artistas, especialmente na região das minas. A sociedade tornou-se mais flexível, menos rígida e menos preconceituosa com os artistas mulatos e caboclos. Criou-se uma consciência profissional e nacional. Arquitetos e mestres estipulavam regras e condições. As igrejas passaram a ser construídas com duas torres cilíndricas nos flancos dos frontispícios e a decoração interior sugeria a sinuosidade das pedras entalhadas, fundamentando o novo estilo. As torres foram coroadas de abóbadas de pedra.

Antônio Francisco Pombal, tio de Aleijadinho, criou em madeira, na Matriz do Pilar, em Ouro Preto, um espaço ovulado em forma de decágono irregular. Este novo estilo foi usado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Catas Altas, e na Igreja de Santa Efigênia, também em Ouro Preto. Devem ser assinalados o acentuado relevo das figuras dos anjos e a modificação das estruturas dos altares.

Nas regiões litorâneas, o barroco diferenciou-se do mineiro. Ligado ao ciclo da cana-de-açúcar, o barroco nordestino aproximou-se da aristocracia rural, exuberante e pomposa, estilo que se refletiu na riqueza das construções eclesiásticas e nas grandes varandas das casas-grandes e santas casas.

No Rio de Janeiro, uma nova linguagem artística surgiu com características próprias: imagens de santos destacados da formas arquitetônicas e mais leveza nos maiores espaços lisos entre os ornatos. Francisco Xavier de Brito, autor da talha dos seis altares laterais da Igreja da Ordem Terceira da Penitência, e Manuel de Brito foram os introdutores das modificações que diferenciam o barroco carioca do barroco mineiro e nordestino.

LITERATURA- BARROCO - PARTE II

O barroco toma denominação diferentes, que variam de uma região para outra da Europa: Gongorismo, Marinismo, precionismo e etc...

Gongorismo: estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras.

Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.

Preciosismo: como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.

Eufuismo: estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao preciosismo francês. Recebeu esse nome em conseqüência da novela de John Lyly: EUPHUES.

No século XVII temos à reação da igreja contra idéias do antropocentrismo difundido pelo renascimento e contra a reforma protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico.

Esta reação da igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se contra-reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias, com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a 1563. A companhia de Jesus de combatia com vigor as idéias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no campo científico-cultural passava pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com que a península ibérica não acompanhasse o progresso cientifico da Europa. Portugal manteve-se alheio as idéias de Galileu, Copérnico, Newton e descartes. Entre essas descobertas estão as leis da mecânica e o processo de circulação do sangue no corpo humano.

Nesse clima de profundas transformações de ordem social, política, econômica é que se desenvolve a estética barroca. O barroco reflete a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e a fé.

No Brasil:

Com a expansão do comercio, a economia mercantista do Brasil colônia, com toda a sua produção, volta-se para a metrópole. A cana de açúcar, no nordeste, atinge rapidamente seu apogeu, mas entra logo em declínio. Em minas gerais, a extração de minério – outra fonte de riqueza – contribui para o desenvolvimento econômico.

Após a expulsão definitiva dos franceses (1615), ocorrem às invasões holandesas (1624 a 1630), e o conde Mauricio de Nassau administrava as regiões ocupadas pelos holandeses (1637-1644). O nordeste passa por rápidas mudanças culturais e econômicas através do contato com os holandeses, até a sua expulsão, em 1654.

É nesse contexto que a arte barroca surge, influenciada fortemente pelas tensões de sua época.

As artes:

Na PINTURA, é clara a influência do conflito entre razão e fé. As obras de arte demonstram essa dualidade através do uso do contraste, como claro e escuro, luz e sombra, além da exploração das idéias de profundidade e de intensidade dramática. Na ARQUITETURA, o estilo é retorcido, cheio de detalhes, exagerado, refletindo o próprio conflito vivido pelo homem desta época. A arte renascentista, baseada no equilíbrio, dá lugar a uma arte mais intensa, emocional, envolvente, que expressa as emoções de forma passional.

O Barroco na literatura:

A designação de BARROCO chega a ser quase ambígua, quando se quer classificar esse estilo de época. Assim, BARROCO é sinônimo de BIZARRO. Esse termo, segundo a critica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda.
Para efeito didático, podemos dizer BARROCO ou SEISCENTISMO (estilo literário do século XVII) – inicia-se em portugal em 1580 com a UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA e vai até 1756 com a FUNDAÇÃO DA ARCADIA LUSITANA.

A literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos:

IGREJA X PENSAMENTO RENASCENTISTA
SALVAÇÃO X PECADO
CÉU X INFERNO
ESPÍRITO X CARNE
CARNE X RAZÃO

Características do Barroco:

Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas:

1. Uso do contraste: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice etc...

2. Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste e cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila.

3. Presença de impressões sensórias: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.

4. Preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo.

5. Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.

6. Linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de:
• Expressões eruditas;
• Sintaxe rebuscada, com o uso freqüente da ordem inversa.
• Repetições
• Paralelismo
• Uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos e metáforas;
• Uso freqüente de frases interrogativas

7. tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos.

Duas correntes se distinguem na literatura barroca: o cultismo e o concretismo

O cultismo:
Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de iversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de JOGO DE PALAVRAS, exageradamente trabalhado quanto á forma.

O conceptismo:
Desenvolveu-se paralelamente ao cultismo. Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grades escritores: Quevedo, padre Vieira e Shakespeare. É um estilo fluente, pouco rebuscado, preocupado em expor, através do raciocínio lógico, idéias e conceitos.

Num texto com as características conceptistas, há o emprego da linguagem figurada: inversões, antíteses; há jogo de palavras e de idéias.

O Barroco no Brasil:

O Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões europeus.

O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O barroco brasileiro na literatura tem como marco inicial a publicação da obra Prosopopéia, de bento Teixeira em 1601. Essa obra é constituída de 94 oitavas, nela o autor exalta as qualidades do governador de Pernambuco, JORGE ALBUQUERQUE COELHO, e de seu irmão Duarte.

O término desse movimento no Brasil é assinalado com a publicação do livro OBRAS (1768), de Cláudio Manuel da costa, introduzindo, assim, o Arcadismo no Brasil.

Autores barrocos:

Dos escritores que manifestaram tendência barroca em suas obras destacam-se Gregório de matos e padre Antônio Vieira.

Algumas informações sobre o Boca do Inferno.
Gregório de Matos Guerra

Fez doutorado em direito, em Coimbra, e permaneceu mais de trinta anos em Portugal. Veio então para o Brasil e passou a viver na Bahia.

Gregório de matos é o autor mais representativo da poesia desse período da nossa historia literária. É poeta lírico, satírico e religioso. Em seus poemas manisfeta aspiração religiosa, expressa o amor carnal e satiriza a sociedade baiana da época. Com isso ganha a antipatia de inúmeras pessoas de seu tempo e é obrigado a partir em exílio para angola.

Sua produção literária pode ser agrupada em três divisões temáticas:

A) Poesia satírica: nela critica as autoridades da época, as mulheres de constumes indecorosos, os ricos senhores de engenho, os padres e os comerciantes poucos honestos.
Pelas suas sátiras, Gregório de Matos foi apelidado de BOCA DO INFERNO, por sua habilidade em criticar personalidades e costumes de seu tempo.

B) Poesia lírica: neste tipo de poema o poeta fala de suas fortes paixões e dos sofrimentos por amor. Os sonetos líricos de Gregório de Matos são bem elaborados. Por ser um bom conhecedor da arte de fazer poesias, expressa seus sentimentos amorosos com grande habilidade de mestria.

C) Poesia religiosa: o poeta, arrependido, pede perdão de seus pecados; sofre remorso por suas ações apaixonadas e insensatas; há sempre um conflito entre pecado e perdão




ATIVIDADES FONÉTICA

Exercícios de fonética


Para as questões de 01 a 12 Assinale com “C” as informações corretas e com “I” as incorretas:

01) ( ) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado).
02) ( ) “DAQUI” - quatro fonemas, duas sílabas, um dígrafo e um ditongo.
03) ( ) “MUNDO” - dois fonemas consonantais, duas sílabas e dois fonemas vocálicos
04) ( ) “TAMBÉM” - um dígrafo e um ditongo nasal decrescente
05) ( ) “PESSIMISMO”, “DERROTA” e “PORQUANTO” – nesses três vocábulos temos, respectivamente, nove, seis e oito fonemas.
06) ( ) “GULOSEIMA, AVERIGUOU e ÁLCOOL” - nesses três vocábulos há um ditongo oral ( fechado e decrescente) , um tritongo, um hiato, e um encontro consonantal e o número de letras é igual ao de fonemas.
07) ( ) “COLÉGIO” – o encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente ou como hiato, uma vez que ambas as emissões ocorrem na linguagem oral.
08) ( ) “PAISAGEM” - três sílabas, oito fonemas, dois ditongos, quatro fonemas vocálicos e um dígrafo nasal.
09) ( ) “QUINQUILHARIAS” – cinco sílabas, dez fonemas (cinco consoantes e cinco vogais) , quatro dígrafos e dois encontros consonantais.
10) ( ) “SEREIA” – o encontro vocálico pode ser classificado como hiato ou como dois ditongo, pois nele ocorre o fenômeno chamado “iode” em que o fonema semivogal é pronunciado em duas sílabas, sem estar grafado em ambas.
11) ( ) “MUITO” – três fonemas vogais respectivamente, nasal, fechado e reduzido em um ditongo nasal decrescente.
12) ( ) “IGUAL”- pode ser classificado como tritongo, haja vista que se aceita a vocalização do L, transformando – o em U ( semivogal).

13) No conjunto das palavras “gargalhadas”, “toque”, “lágrimas”, “chofre” e “problema” existem:

a) 2 dígrafos e 4 encontros consonantais,
b) 3 dígrafos e 4 encontros consonantais
c) 4 dígrafos e 3 encontros consonantais
d) 3 dígrafos e 5 encontros consonantais

14) “Não creias em pessimismo e derrota. “Temos, na oração em foco, os seguintes elementos fonéticos:

a) ditongos decrescentes, hiato, dígrafos e encontros consonantais
b) ditongos crescente, hiato, dígrafos e encontros consonantais
c) encontros vocálicos, dígrafos e encontro consonantal
d) ditongo decrescente, dígrafos e encontros consonantais

15) Determine onde há encontro consonantal e não dígrafo:

a) renda;
b) táxi;
c) lindo;
d) campo

16) Na palavra “inquieto” temos:

a) 2 dígrafos, 1 ditongo e 1 hiato;
b) 1 encontro consonantal, 1 dígrafo e 1 hiato
c) 1 encontro consonantal, 1 dígrafo, 1 ditongo e 1 hiato
d) 2 dígrafos, 1 hiato e 6 fonemas.2

17) Na palavra “autoria” há:

a) 2 ditongos e 5 fonemas vocálicos;
b) 1 ditongo, 1 hiato, 3 fonemas vogais e 2 fonemas semivogais
c) 1 ditongo, 1 hiato, 4 fonemas vogais e 1 fonema semivogal
d) 1 ditongo, 1 hiato e 5 fonemas vogais.

18) Numere a coluna 2 em relação a coluna 1 . Assinale a seqüência obtida nas alternativas seguintes:

COLUNA 1 COLUNA 2

(1) sua ( ) tritongo nasal
(2) enxágüem ( ) hiato
(3) peixeiro ( ) tritongo oral
(4) mágoa ( ) ditongo decrescente oral
(5) também ( ) ditongo decrescente nasal
(6) Quaisquer ( ) ditongo crescente nasal
(7) Quando ( ) ditongo crescente oral

a) 2-1-6-3-5-7-4
b) 2-1-4-3-5-7-6-c)
5-1-6-3-2-7-4
d) 5-1-2-7-6-3-4

19) Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há ditongo decrescente:

a) água, saúde, perdoe, álcool;
b) cruéis, mauzinho, quais, quero
c) coração, razão, paciência
d) apóio, gratuito, fluido

20) Assinale o vocábulo que possui o mesmo número de fonemas que a palavra “cadência”:

a) carroçada;
b) paciência;
c) guerreando
d) campainhas

21) Assinale a alternativa em que as palavras possuem o mesmo fonema consonantal:

a) cada, dedo, ficção, merece
b) auxílio, passo, maço desce
c) gato, agente, guerra, reger
d) chave, enxame, fluxo, exílio

22) Assinale a alternativa que apresenta tritongo, hiato, ditongo crescente e dígrafo (nessa ordem)

a) quais, saúde, perdoe, álcool
b) cruéis, mauzinho, quais, psique
c) quão, circuito, mandiúba, quieto
d) agüei, ruim, mágoa, chato

23) Marque a única alternativa em que cada uma das cinco palavras tem a mesma quantidade de letras e de fonemas:

a) sorte, roubar, máximo, chá, cruz
b) hoje, sala, bola, gato, lima
c) quase, acautelar, cobra, sapato, xícara
d) lama, chuchu, dois, facada, ritmo

24) CHEQUE, TÁXI, e MENINO têm, respectivamente, o mesmo número de fonemas que:

a) mala, feira, escapar.3
b) galho, cadete, sabonete
c) logo, falar, bexiga
d) punhal, hora, cachorro

25) Assinale a alternativa em que há somente palavras com ditongos orais:

a) acordou, estações, distraído
b) coordenar, Camboriú, cidadão
c) falei, família, capitães
d) jamais, atribui, defendeis

Boa Sorte!

terça-feira, setembro 14, 2010

PARQUE INGO ALTENBURG

Na data de hoje, 14/09, as turmas da 5a. série I, 6a. série I, 5a. série II e 6a. série II realizaram um belo passeio de estudos no Parque Ambiental Ingo Altenburg, na cidade de Ituporanga. Foram acompanhados pelos professores Ricardo, Diego, Rosimere e Ioni.
Um belo passeio bem monitorado pelo pessoal da FUCAS - Fundação Casan!

 Curtam as fotos!



250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...