sábado, maio 28, 2011

AULA DE CIDADANIA

Segundo WIKIPEDIA:

Cidadania (do latim,civitas, "cidade")[1] é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.[2]
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto).[3] No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade[4] Cidadania, direitos e deveres.

No dia 26 de Maio, a cidade de Atalanta pode presenciar uma excelente aula de CIDADANIA. Ensinamos tanto nossos alunos a seremcidadãoes, lutarem por seus direitos, etc, etc, etc... e ontem, nós, exercemos nosso direito de cidadania pelas ruas da cidade mostrando toda nossa indignação pelo descaso do governo em relação à educação. Nem coloco aqui em evidência o PISO SALARIAL apenas... e sim tudo o que diz respeito a toda a funcionalidade da EDUCAÇÃO.
1. Aula-atividade;
2. Concurso público;
3. Melhores condições de trabalho;
4. Piso do magistério (lei desde 2008).

Quero agradecer a participação dos companheiros de: ITUPORANGA, PETROLÂNDIA, AGROLÂNDIA E TROMBUDO CENTRAL. Em seguida, continuamos nossa "aula" na cidade de Agrolândia.

Já hoje, 27/05 (SEXTA), a assembleia MACRORREGIONAL aconteceu em Rio do Sul, na praça Emembergo Pelizzeti. Cerca de 1000 professores das regionais de Ituporanga, Ibirama e Rio do Sul se concentram e realizaram uma caminhada até a SDR de Rio do Sul.

A hora é agora! Não podemos desistir. Que a lei seja cumprida! 


 

quarta-feira, maio 25, 2011

OBRIGADO MOACIR PEREIRA

AO JORNALISTA COM CARINHO!

 Senhor Moacir,

Sou professor da rede Estadual, atuo na escola Dr. Frederico Rolla, em Atalanta. Envio essas palavras também em nome dos meus colegas de trabalho.

Em primeiro lugar, gostaria de informar que em nossa regional de Ituporanga, a adesão à greve aumentou bastante após o “comunicado” do nosso engenheiro responsável pela educação no Estado. 90% das escolas estão paradas! E a revolta é grande. Imagino que nas outras regionais acontece o mesmo, a adesão deverá aumentar mais, pois o governo conseguiu não apenas nos desestimular, mas nos ofender, nos fazer jogar no lixo vários anos de dedicação e investimento em estudos, acabando com nossa carreira. E isso é inaceitável! Nunca houve uma afronta tão grande aos profissionais do magistério como essa que nos foi apresentada.  Reagir agora virou questão de honra!

Em segundo lugar, OBRIGADO! Por nos oferecer um blog com as mais rápidas e atualizadas informações sobre a infeliz situação em que nos encontramos hoje, neste dilema com o governo.
Obrigado! Por conseguir com muita propriedade e sinceridade, transmitir nossas angústias, anseios e sobretudo, nossa profunda revolta e descontentamento, perante a forma como a SED e a administração Estadual vem nos desconsiderando, humilhando, rebaixando, e agora, por fim, nos tirando até a perspectiva de qualquer progressão na carreira do magistério! Através do que escreves, a sociedade pode compreender melhor o que está acontecendo.

Naquele dia 11, nós aqui do interior, estávamos presentes na grande assembleia, e ficamos satisfeitos em vê-lo circulando em nosso grupo, observando, sentindo o clima, e vivendo um pouco da nossa realidade. Fui eu quem na ocasião da caminhada pelas ruas, lhe pedi para “caprichar em sua coluna de amanhã”!  E é o que o senhor tem feito a cada dia.

Tens sido um grande parceiro ao defender a causa pela qual sempre lutamos. Não se trata de estar contra o governo, mas de informar à sociedade o que realmente está acontecendo, nos ajudando a “desmascarar” as atitudes ladinas e traiçoeiras. A verdade é soberana! Assim a mídia deve trabalhar, informando os fatos de dentro da fonte, sem manipulações interesseiras. Parabéns por cumprir sua missão com ética e responsabilidade.
Com esta sua atitude, vens ganhando respeito e admiração de professores em todo o Estado, dos grandes centros ao interior.  E foi o que comentamos hoje na escola, de que precisávamos lhe dizer que somos gratos por tê-lo como amigo nessa luta. Esperamos continuar tendo seu apoio e consideração até que o governo entenda que está errado, e que aplique o piso no nosso plano de carreira, beneficiando e valorizando todos os educadores, como é a intenção da Lei do Piso. O governo deve isso não apenas aos professores, mas à sociedade de hoje, e principalmente de amanhã, pois, caso este cenário atual não mude, muita gente irá recolher o seu diploma e abandonar o barco! Sem falar no tremendo processo de decadência da qualidade do ensino que irá iniciar, piorando ainda mais nossos índices.
Aí fica a pergunta: quem serão os educadores de amanhã? Apenas professores com currículo do ensino médio?...

Em nome de toda a escola,
Um forte abraço!
(Professor Evandro Cristofolini)

segunda-feira, maio 23, 2011

Carta de esclarecimento à comunidade escolar Frederico Rolla.

Atalanta, 23 de maio de 2011.

Nós, professores da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, sabedores de vossas preocupações sobre a vida escolar de vossos filhos diante dos fatos em curso, sentimo-nos obrigados em esclarecer os motivos de nosso movimento e tranquilizá-los em relação a prejuízos momentâneos que poderão ocorrer.
No mês de julho de 2008, o Congresso Nacional aprovou e o Presidente da República sancionou a Lei do Piso Nacional do Magistério. Governadores e Prefeitos entraram na justiça e conseguiram seu adiamento para janeiro de 2009. Mas o Estado de Santa Catarina e mais 4 Estados resolveram questionar a Constitucionalidade de 2 itens da lei: o que se entende como PISO e o cumprimento de 1/3 (um terço) da carga horária fora de sala. Esses governos entendiam que piso é a remuneração total, somando as vantagens ao salário. O Supremo Tribunal Federal decidiu no julgamento do dia 16 de abril de 2011 que as vantagens não poderão ser somadas ao vencimento e que é constitucional o cumprimento de 1/3 das aulas em forma de Hora Atividade (fora da sala).
No último dia 11, dia de paralisação nacional, o Governo enviou uma proposta ignorando a determinação do Supremo e somou as vantagens aos vencimentos. Esta, foi rejeitada e o próprio Governo, diante do gigantesco movimento dos professores reconheceu o equívoco. Isso já é resultado da força demonstrada pelos professores.
O Governo do Estado alega que o Governo Federal prometeu enviar recursos para que os Estados e Municípios pudessem cumprir a lei e até agora não remeteu nada. Não é bem assim. Os Estados e Municípios devem enviar ao Governo Federal uma planilha, demonstrando que não dispõem de dinheiro suficiente, aí sim receberão o necessário para cobrir a deficiência. Caso, ainda não o fizeram, foram negligentes. Alegam não conhecer o teor da decisão dos juízes. Nem precisam, pois a lei é clara e existe desde 2008; ainda assim, a Assessoria de Comunicação do Supremo Tribunal Federal informou aos Governos dos Estados que haviam entrado com recurso da decisão dos juízes. Portanto, a tática é ganhar tempo, mas nós estamos esperando desde janeiro de 2009.
O Governo do Estado e a Secretaria da Educação vêm afirmando que irão cumprir a lei, mas não dão segurança de que serão mantidos os benefícios que já conquistamos com muita luta. Para nós, não adianta ganhar de um lado e perder de outro. Por isso, as paralisações, aulas reduzidas e, se necessário, greve. Não é o que queremos, mas, historicamente, só conquistamos alguma coisa com muita mobilização e luta. Não será diferente agora. Porém, é um movimento diferente de todos os outros. Não estamos realizando um enfrentamento ao Governo desprovido de segurança; nem é um enfrentamento político partidário-eleitoral. Estamos cobrando o cumprimento de uma lei que está em nosso favor. O que, aliás, é um absurdo cobrar do Governo que Ele cumpra a lei. Também é positivo o interesse do Governo em cumprir a lei e o diálogo aberto deste com o Sindicato dos professores. Nossa vigília é para que a lei seja cumprida sem artimanhas e enganações. E, se deixarmos passar essa oportunidade, nunca mais teremos outra chance a nosso favor de recuperarmos o abandono e o atraso imposto por todos os governos anteriores e suas políticas educacionais equivocadas, o que tem refletido na qualidade de ensino e, principalmente, na desmotivação de nossos jovens em seguirem a carreira do magistério. Já é sentida a falta de professores e a tendência é o agravamento da situação, caso não haja melhoria urgente.
Asseguramos que qualquer perda de aula será reposta na íntegra, com planejamento de calendário informado aos senhores.

ATENÇÃO: A PARTIR DO DIA 24/05 – PERÍODO VESPERTINO – AS AULAS ESTÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO, SENDO QUE O RETORNO SERÁ INFORMADO PELA MÍDIA!
Pedimos a compreensão e o apoio dos senhores pais para que nosso movimento seja forte e, assim, resolvido imediatamente. Qualquer decisão ou novidade será informada aos senhores. Estamos abertos ao diálogo e/ou esclarecimentos.

Atenciosamente

Professores da EEB Dr. Frederico Rolla

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...