terça-feira, outubro 18, 2011

EXERCÍCIOS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - 3º. ANO

Classifique as orações subordinadas adverbiais. Consulte as conjunções em seu caderno.



COPIE AS FRASES NO CADERNO.

A) Como Marjory faltou, Marcelo ficou triste.

B) Bruno receberá o dinheiro, desde que volte hoje.

C) Lucas gritou tanto durante o jogo, que ficou rouco.

D) Daniel agiu consoante determina o regulamento.

E) Embora seja simpático, Matheus tem poucos amigos.

F) Os alunos aprendiam à medida que Idalina explicava.

G) Thiago vive neste lugar desde que nasceu.

H) Túlio gravou o jogo para que nós o assistíssemos depois.

I) Davi foi chamado assim que a situação se complicou.

J) À proporção que as férias se aproximam, Jota fica ansioso.

K) Jordana falou mais alto, a fim de que todos a escutassem.

L)Taís não criticou os amigos, ainda que estivessem errado.

M)  Derek revisou as contas para que não o enganassem nos cálculos.

N) A seleção será feita segundo os critérios estabelecidos.

O) Se tudo correm bem, os resultados serão divulgados hoje.

P) Felipe assaltou a geladeira porque estava faminto.

Q) O dia estava tão frio que Lorena desistiu de ir à praia.

R) O povo será feliz se houver justiça.

S) Dimas executou as tarefas consoante as explicações.

T) Jéssica ficou esperando enquanto concluíamos o relatório.

U) Ellen portou-se tal qual uma adepta da causa.

V) Raissa chegou cedo, a fim de conseguir um bom lugar.

W) Luana alimentou-se tão mal, que sentiu tonturas.

X) Ingrid foi elogiada porque realizou um ótimo trabalho.

Y) Seabra será promovido, ao menos que cometa algum erro.

Z)Karine e Cecília serão transferidas, caso a promoção aconteça.

EXERCÍCIOS ACENTUAÇÃO - 1º. ANO

Tabela com regras já de acordo com a nova ortografia
*Proparoxítonas. Sempre acentuadas: simpática, cômodo Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.
*Paroxítonas. Se terminadas em: R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS; ditongo oral, seguido ou não de S fácil, táxi, tênis, hífen, caráter, látex, bíceps, ímã, órfãs,. Continua tudo igual.
Observe:
1) Terminadas em ENS não levam acento: hífens.

*Oxítonas. Se terminadas em: A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS vatapá, avô, avós, refém, parabéns Continua tudo igual.
Observe:
1. terminadas em I, IS, U, US não levam acento: tatu, abacaxi.
*Monossílabos tônicos  terminados em A, AS, E, ES, O,OS vá, pás, pé, mês, pôs Continua tudo igual.
Atente para os acentos nos verbos com formas oxítonas: adorá-lo, debatê-lo, etc.



Ditongos abertos em palavras paroxítonas EI, OI, idéia, colméia, bóia Esta regra desapareceu (para palavras paroxítonas). Escreve-se agora: ideia, colmeia,
Ditongos abertos em palavras oxítonas ÉIS, ÉU(S), ÓI(S) papéis, herói, heróis, troféu, céu, mói (moer) Continua tudo igual (mas, só para palavras oxítonas com uma ou mais sílabas).

Tipo de palavra ou sílaba Quando acentuar Exemplos (como eram) Observações
(como ficaram)
ôo, ee vôo, zôo, enjôo, vêem Esta regra desapareceu.
Agora se escreve: zoo, perdoo veem, voo.
Verbos ter e vir na terceira pessoa do plural do presente do indicativo eles têm,
eles vêm Continua tudo igual.
Ele vem; eles vêm.
Eles têm; ela tem.
Derivados de ter e vir (obter, manter, intervir) na terceira pessoa do singular leva acento agudo;
na terceira pessoa do plural do presente levam ele obtém, detém, mantém;
eles obtêm, detêm, mantêm Continua tudo igual.
Acento diferencial. Esta regra desapareceu, exceto para os verbos:
PODER (diferença entre passado e presente.
PÔR (diferença com a preposição por e o verbo);
TER e VIR e seus compostos
Observe:
1) Perdem o acento as palavras compostas com o verbo PARAR:
2) FÔRMA (de bolo): O acento será opcional. .
Trema (O trema não é acento gráfico.)
Desapareceu o trema sobre o U em todas as palavras do português: Linguiça, ingüísti, ingüístico, tranquilo, linguístico.
Exceto as de língua estrangeira: Günter, Gisele Bündchen, müleriano

EXERCÍCIOS

01 - (UFES) O acento gráfico de "três" justifica-se por ser o vocábulo:
a) Monossílabo átono terminado em ES.
b) Oxítono terminado em ES
c) Monossílabo tônico terminado em S
d) Oxítono terminado em S
e) Monossílabo tônico terminado em ES
02 - (UFES) Se o vocábulo CONCLUIU não tem acento gráfico, tal não acontece com uma das seguintes formas do verbo CONCLUIR:
a) concluia
b) concluirmos
c) concluem
d) concluindo
e) concluas
03 - (Med./Itajubá) Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) abacaxi
b) ideia
c) assembleia
d) heroi
e) voo
04 - (Med./ Itajubá) Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto:
a) magoo
b) faisca
c) reporter
d) chapeus
e) proteina
05 - (PUC-Campinas) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) enjoo
e) feiura
06 - (RJ) "Andavam devagar, olhando para trás... (J.A. de Almeida-Américo A. Bagaceira)
Assinale o item em que nem todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo da palavra grifada no texto.
a) Más – vês
b) Mês – pás
c) Vós – Brás
d) Pés – atrás
e) Dês – pés
07 - (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, urubu, jovens,
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, reu, grau, aneis
d) flores, açucar, album, virus,
e) voo, legua, assim, tenis
08 - Nas alternativas que seguem escreva C (certo) ou E (errado) ao lado das palavras.
a) hífens
b) refens
c) itens
d) vôo
e) látex
f) jiboia
g) rubrica
h) pára (verbo)
i) pôr (verbo)
j) Piauí
k) ele detém
l) degrau
m) bóia
n) pudico
o) heroico
p) baú
q) caíndo
r) leem
s) táxi
t) mói
u) heróico
v) herói
09 - Assinale a alternativa em que ocorre erro na acentuação gráfica da forma verbal acompanhada de pronome.
a) ferí-la
b) estudá-la
c) compô-la
d) vemdê-la
e) retribuí-la
10 - Acentue, se necessário, as palavras:
a) ingles
b) energico
c) publico
d) veus
e) Belem
f) rainha
g) feiura
h) tranquilo
i) veem
j) pajens

11 - (FUVEST-SP) Copie apenas as palavras que devem ser acentuadas graficamente, colocando os respectivos acentos:

boia-boa-doce-substitui-lo-reune-heroico-benção-parti-lo
___________________________________________________________________________
PARTE II
01 - (UFES) O acento gráfico de "três" justifica-se por ser o vocábulo:
a) Monossílabo átono terminado em ES.
b) Oxítono terminado em ES
c) Monossílabo tônico terminado em S
d) Oxítono terminado em S
e) Monossílabo tônico terminado em ES

06) (UFES) Assinale a opção em que o par de vocábulos não obedece á mesma regra
de acentuação gráfica.
a) sofismático/ insondáveis
b) automóvel/fácil
c) tá/já
d) água/raciocínio
e) alguém/convém

07) (Med/Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuado
graficamente, exceto:
a) herbivoro-ridiculo
b) logaritmo-urubu
c) miudo-sacrificio
d) carnauba-germem
e) Biblia-hieroglifo

09 - (RJ) "Andavam devagar, olhando para trás... (J.A. de Almeida-Américo A. Bagaceira). Assinale o item em que nem todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo da
palavra grifada no texto.
a) Más – vês
b) Mês – pás
c) Vós – Brás
d) Pés – atrás
e) Dês – pés

12 - (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens,
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) flores, açucar, album, virus,
e) voo, legua, assim, tênis

17 - Nas alternativas, a acentuação gráfica está correta em todas as palavras,
exceto:
a) jesuíta, caráter
b) viúvo, sótão
c) baínha, raíz
d) naúfrago, espádua
e) gráfico, flúor

Questões de 20 a 26.
Coloque o acento gráfico nas formas verbais, quando necessário, pois os acentos foram omitidos.

20 - "Quem ve cara não ve coração".
21 - "Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lugar lhe vem"
22 - "O homem que le vale mais
23 - "Quem tem boca vai a Roma
24 - "Depois da tempestade, vem bonança "
25 - "Há males que vem para bem.
26 - "Ela para trabalhar...

62 - (F. VALEPARAIBANA DE ENSINO) Assinale a alternativa que não contém erro:
a) após, caráter, caju, album
b) caqui, dólar, vírus, ritmo
c) ínterim, jóquei, urubú, também
d) parabéns, atrás, aquí, túnel
e) taxi, enigma, ônus, montanhês

70 – Acentue as palavras abaixo, justificando a acentuação de acordo com as regras estudadas:

a) hifens
b) refens
c) latex
d) levedo
e) maquina
f) relogio
g) onix
h) energetico
i) saida
j) ipes

  

quinta-feira, outubro 06, 2011

PARNASIANISMO - RESUMO

Introdução 

A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura européia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo. 

O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. Na França, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

Características do Parnasianismo
- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor  parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

Parnasianismo no Brasil

No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922). 
Os principais representantes do parnasianismo brasileiro foram:
- Alberto de Oliveira. Obras principais: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).
- Raimundo Correia. Obras principais: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias(1883), Versos e Versões(1887), Aleluias(1891), Poesias(1898).
- Olavo Bilac. Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde (1919).
- Francisca Júlia. Obras principais: Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esfínges (1903), Alma Infantil (1912).
- Vicente de Carvalho. Obras principais: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas (1911), A voz dos sinos, (1916).


* Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a chamada "Tríade Parnasiana".

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...