Atividades sobre Romantismo
1 O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:
Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro
Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono.
2. O retorno à Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.
a) Que característica foi essa?
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?
3.O texto abaixo apresenta, basicamente, três partes: a realidade, o sonho e a realidade novamente. Aponte o início e o fim de cada uma das partes. Compare as duas partes relativas à realidade com a parte relativa ao sonho.
Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
Um doce nome os lábios meus suspiram,
Um nome de mulher... e vejo lânguida
No véu suave de amorosas sombras
Seminua, abatida, a mão no seio,
Perfumada visão romper a nuvem,
Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras
O alento fresco e leve como a vida
Passar delicioso... Que delírios!
Acordo palpitante... inda a procuro:
Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!
Só o leito deserto, a sala muda!
Amorosa visão, mulher dos sonhos,
Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca virás iluminar meu peito
Com um raio de luz desses teus olhos?
4. (FUVEST-SP)
I.Pálida à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada
Como a lua por noite embalsamada
Entre as nuvens do amor ela dormia!
II.Uma noite, eu me lembro... ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.
Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher. Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema? Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.
5. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.
6. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?
7. “Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”
a) transcreva as expressões que mergulhem a mulher num mundo irreal, idealizado e distante.
8. No poema do exercício anterior , observamos que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:
a) sensual
b) concreta
c) próxima
d) natural
e) inacessível
9. “Ó guerreiros da Tribo Tupi
Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”
A geração da poesia romântica aí representada é:
a) pré-romântica
b) social
c) indianista
d) mal do século
e) ultra-romântica
10. Assinale o contexto histórico do período do romantismo:
a) Iluminismo
b) Revolução Francesa
c) Inconfidência Mineira
d) Impeachment do Collor
e) Descobrimento do Brasil
11. O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia
b) senhores feudais
c) nobreza
d) escravo
e) fazendeiro
12. Marque a alternativa que não caracteriza a estética romântica:
a) subjetivismo
b) primado do sentimento
c) culto à natureza
d) pessimismo
e) objetivismo
13. A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do Eu gera inquietude, desespero, frustração, que levam às vezes ao suicídio, refletindo a evasão na morte, solução definitiva para o:
a) culto ao real
b) nacionalismo
c) culto ao fantástico
d) mal do século
e) indianismo
14. “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”
O fragmento acima, de um poema de Gonçalves Dias caracteriza o:
a) nacionalismo
b) mal do século
c) culto ao fantástico
d) pessimismo
e) fantasmagórico
15. Assinale a alternativa em que se encontram características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:
a) predomínio da razão
b) busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
c) arte pela arte
d) desejo de expressar a realidade objetiva
e) imitação dos antigos gregos e romanos
Leia o poema abaixo para responder as questões 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23.
Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)
16. Explique o título do poema
17. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.
Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.
18.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?
19.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?
20.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Atividades sobre Romantismo 1 O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves: Oh! eu quero viv...
-
1.Leia o trecho baixo : “Vovó Anita era baixinha,bem baixinha. Cabelos grisalhos,oculinhos no nariz.Sempre o mesmo vestido de...
-
ATIVIDADES - TROVADORISMO 1. O mais antigo documento da literatura portuguesa data de: a. ( ) 1139 ...
250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA
1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...
No filme Romeu e Julieta , a mulher é tida como algo inalcançavel Romeu esta lamentando a perda da sua ultima mulher e fala do amor como uma doença horrivel quem a mulher como um ser divino e inalcançavel ele conhece Julieta e resolver lutar por ela mesmo pertencendo a uma gangue rival e ela, eles bolam um plano para ficarem juntos os dois se matam por amor, nesse filmes descobriram essa caracteristicas a mulher tida como ser inalcançavel o amor como uma doença.
ResponderExcluirNo filme ROMEU E JULIETA,havia mais características relacionadas a segunda geração do Romantismo.
ResponderExcluirO mal do século, onde Romeu e Julieta morrem jovens, pelo amor;
Mulher idealizada, onde Julieta é vista como figura feminina e inascessível;
Byronismo, Romeu odiava a luz do dia e se entregava aos vícios;
Fuga da realidade, onde a loucura os fez casar escondidos;
Sentimentalismo, Romeu e Julieta conversam por meio da poesia romântica exageradamente;
Satanismo, a briga entre as duas famílias;
Essa geração do Romantismo mostra que os personagens vivem insatisfeitos com o rumo que as coisas tomam, desencantados diante a vida e se entregando aos vícios a espera de conseguir o amor da pessoa amada.
No filme "Romeu e Julieta" podemos ver bem as caracteristicas do Romântismo, com o jeito que o personagem Romeu busca o amor e a mulher amada, como se fossem objetos inalcansaveis - nota-se essa característica no inicio do filme -, sem esse amor correspondito os personagens (Romeu e Julieta) cometem loucuras como tomar veneno, preferindo morrer a serem forçados a viverem separados.
ResponderExcluirRomeu e Julieta.
ResponderExcluirÉ um grande clássico da literatura romântica, conta o amor entre dois jovens de familias rivais.
Que se apaixonaram vivendo um grande amor proibido...
O amor e ódio entre as pessoa dessas familias rivais acobou levando a morte de dois apaixonados,que morram em busca de um amor impossível.
O pessimismo, o negativismo e o sentimento exesivo justificarâo toda a entrega do sentimento exagerado expresados por eles.
Tratando o "seu amor do momento" como sendo o seu último amor,o amor que é visto como etrno.sempre sendo o principal sentido da vida.
As pessoas davão a vida pela pessoa amada,faziam poemas em função do seu amor.Se dedicavão de corpo e alma para a devoção a paixão jurada como eterna.
O filme Romeu e Julieta conta uma história de amor de dois jovens que tentam viver um amor incondicional, sendo assim,o amor era visto como um sentimento incontrolável,levando os dois ao limite.As características presentes nessa história eram o pessimismo e o sentimentalismo mostrando a mulher de uma forma inalcansável e o amor o centro de tudo.
ResponderExcluirBom,o filme Romeu e Julieta aborda muito o tema Romantismo. Pois todo o contexto histórico do filme faz parte das características do Romantismo,como por exemplo as falas do filme;Romeu falava de sua amada como algo puro,inalcançável,para os dois amantes o amor era a base de tudo,pois sem ele a vida não lhes importava.
ResponderExcluirno filme, romeu e julieta, mostra claramente duas expressões do rontismo o medo de amar, e o mal do século, pois o rapaz no começo tinha medo de amar a moça o no fim acabou morrendo jovem por amor.
ResponderExcluirO amor naquela época era exposto de uma forma culta entre os diálogos ,era uma época em que o homem tratava a mulher como um ser irreal onde o amor era questão de vida ou morte.O homem idolatrava a mulher num certo sentido,tratando-a como a unica razão da sua vida.
ResponderExcluirNo filme o amor é visto como uma obseção, marcardo por tragedias e uma paixão proibida, mais supera algumas barreiras, mais no final acontece a pior das tragedias: a morte.Não superando a dor de ter perdido seu amor ambos preferem a morte.Filme que relata bem o perfil do romantismo: o amor acima de tudo, a idealização da mulher amada,as bebidas e as dogras.
ResponderExcluirNo filme Romeu idolatra sua amada (julieta) como se fosse um ser quase inalcançavel, inesistente, mas que ele via e tocava. ela porém também o amava e idolatrava fazendo assim a troca de sentimentos entre eles aumentando o amor. Mas antes de conquistala ele demonstrou bem os sentimentos de subjetivismo a mulher amada, erotismo, melancolia, pessimismo, caindo na bebedeira, nas drogas e chingando a si mesmo por nunca alcansar aquilo que imaginava. Ao fim vendo que havia perdido a imagem idolatrada (julieta) teve o sentimendo da obsseção pela morte, tomando o veneno. Julieta que não estava morta vendo que seu amado morrera também se matou.
ResponderExcluirMuito bem alunos, espero que tenham prendido um pouco mais com o filme.
ResponderExcluirBons comentários, mas se atentem um pouco mais na hora de postá-los!
Professor, eu ficaria muito grato se o senhor mandasse as respostas para meu email, pois seria um bom resumo para eu estudar para a prova. rodrigo_sotto_@hotmail.com
ResponderExcluirmanda para mim tb moises_sirqueira@hotmail.com
ResponderExcluirOlá professor Ricardo.
ResponderExcluirGostei muito da sua atividade e gostaria que me enviasse as respostas por e-mail.
Eu trabalho com Ensino Médio com a disciplina de Língua Inglesa, mas estou me preparando para no ano que vem assumir as aulas de Literatura da minha escola pois a profe de matéria irá se aposentar. Gostaria de poder aplicar a atividade com meus alunos.
Muito obrigada.
Meu e-mail: lilianapianezzola@yahoo.com.br
Por favor, seu blog é muito legal...manda pro meu email: pytylla023@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostei,mais eu acho que não precisasse valer nota.
ResponderExcluirMuito bom, tanto as atividades quanto a proposta de estudarmos através das tecnologias. Creio que a escola não pode ficar parada no tempo, deve evoluir junto com o mundo.
ResponderExcluirÓtimas questões, bem claras, propiciaram uma melhor compreensão, pois nos fez pensar, e lembrar do que estudamos.
ResponderExcluirGostei, mas se tivesse menos questões ficaria melhor.
ResponderExcluirpodia ter a resposta né!!!
ResponderExcluirolá. me envie as respostas para assim fazer um texto tomando base nelas.
ResponderExcluiremerson3082@yahoo.com.br
Oie, gostei mt das questões elaboradas sobre Romantismo, me envie as reposta para que eu possa fazer uma discursão a respeito dessa assunto em sala de aula !
ResponderExcluire-mail:emersonpisousa@hotmail.com
adorei as atividades.
ResponderExcluirgostaria que me postasse as respostas para eu poder aplicar as atividades.
monicacrisds@yahoo.com.br
Olá professor poderia me enviar as respostas?
ResponderExcluirMeu email é: gabrielbmilleo@hotmail.com
Obg!
Olá poderia me enviar as respostas ?
ResponderExcluirEmial: Gabrielbmilleo@hotmail.com
Obg!!
Poderia me mandar o gabarito
ResponderExcluirMeu Email: gabrielbmilleo@hotmail.com
Gostaria de receber o gabarito, por favor. Valeu
ResponderExcluirOlá! Também gostaria de receber o gabarito: nubiharocha@hotmail.com
ResponderExcluirOlá professor, gostei muito das suas atividades e gostaria de saber se pode me passar o gabarito,por favor se puder.Obrigado.
ResponderExcluirEmail:Lokoscarvalho@hotmail.com
me manda as respostas no meu
ResponderExcluirMSN ddsht@hotmail.com
me manda o gabarito pelo meu
ResponderExcluirMSN ddsht@hotmail.com
olá professor, muito boas as perguntas, gostaria que me mandasse o gabarito para conferir minhas respostas. lucas_tavares.10@hotmail.com
ResponderExcluirProfessor, eu ficaria muito grato se o senhor mandasse as respostas para meu email, pois seria um bom resumo para eu estudar para a prova.Meu e-mail é: merciarabelorabelo@gmail.com
ResponderExcluirGrata,
Viviane
Poderia me mandar o gabarioto tambem? Grato!
ResponderExcluirleobarley@hotmail.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito? Achei excelente suas atividades, e coincidentemente estou trabalhando com este assunto.... (fabbiana_oliveira@hotmail.com)
ResponderExcluirExcelentes questões, você poderia me enviar o gabarito, for favor?! Grata! rezende_val@hotmail.com
ResponderExcluirAmei as questões e gostaria muito de ver o gabarito, se possível for envie ao meu e-mail por favor!? reginee@ig.com.br
ResponderExcluirMuito Obrigada :)
Oi gostaria de visualizar o gabarito, gostei muito das questões...meu e-mail eh reginee@ig.com.br.
ResponderExcluirGrata desde já,
Viviane
Excelente atividade. Gostaria de recebê-las por email, por favor: lysjacome@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Professor Ricardo,
ResponderExcluirAs questões são ótimas! Se puder disponibilizar o gabarito, agradeço!
stefani.m.quevedo@gmail.com
Manda o Gabarito pra mim alguem se puder agradeço
ResponderExcluire-mail
vinicinho-20111@live.com
Mande,por favor, o gabarito.
ResponderExcluirobrigadsa
claudiaqueiroga@terra.com.br
Ótimo trabalho,professor.
ResponderExcluirEu ficaria muito grata se o senhor mandasse as respostas para meu email, pois seria um bom resumo para eu estudar. lucieneformigasoares@gmail.com
ola poderia mandar o gabarito para o meu e-mail ? estrelalissa@hotmail.com
ResponderExcluirprofessor envia as resposta pra mim por favor. Iza.limagata@hotmail.com. Obrigada!!!!
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito,
ResponderExcluirfekinhasalviano@gmail.com
Obrigada!
Muito bom!!!
ResponderExcluirÓtimas questões.
ResponderExcluirPoderia disponibilizar o gabarito por favor..
cris13fabi@hotmail.com
Ótimas questões.
ResponderExcluirPoderia disponibilizar o gabarito por favor..
cris13fabi@hotmail.com
Olá, gostaria muito de receber as respostas, pois pretendo aplicar esta atividade em minhas aulas.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostaria que me enviasse o gabarito das questões sobre Romantismo.
Grata
van_ferreira2@hotmail.com
Olá Professor Ricardo,
ResponderExcluirAs questões são ótimas! Se puder disponibilizar o gabarito, agradeço!
mona.braz@hotmail.com