Trabalho de Química/Ciências se aproximando e temos então novos desafios pela frente. Um tal de RESUMO e um ABSTRACT... O que é isso? Como fazer?
Para tentar ajudá-los um pouquinho, já que devem honrar este compromisso também nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa...
...seguem algumas dicas preciosas!
- Frases concisas e afirmativas e não enumeração de tópicos.
- Parágrafo único.
- Escrito na 3ª pessoa do singular.
- A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal da monografia, depois texto sobre memória, estudo de caso, análise da situação, etc.
- Objetivo/finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
- Verbo na voz ativa.
- Logo após o resumo deve vir as palavras-chave que são palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.
- As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
Devem-se evitar em um resumo:
a - Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
b - Fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.
REFERÊNCIAS: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
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Exemplos
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA À MANEIRA DOS JOVENS:
UM JEITO "MANEIRO" DE FALAR O PORTUGUÊS
RESUMO
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sociolinguística, que desencadeou uma lista das palavras e expressões empregadas em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Foram selecionados por meio de um questionário aplicado entre alunos de ensino fundamental e médio em Uberaba, Patrocínio e Monte Carmelo na região de Triângulo Mineiro, de fevereiro 2002 a março 2004, bem como entre alunos do Ensino Superior da: Universidade de Uberaba- Uniube; Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP e Faculdades Integradas de Patrocínio-FIP. Com o objetivo de selecionar e de registrar a variação linguística corrente, foi solicitado aos informantes que listassem palavras e expressões, por eles usadas no cotidiano sem o devido registro em dicionários, seguidas de seu significado usual.
Palavras-chave: gírias; variação linguística; pesquisa sociolinguística
ABSTRACT
This work presents a list of words and expressions used by Young people from Triângulo Mineiro. They were selected through a questionnaire given at the Elementary and High Schools in Uberaba, Patrocínio and Monte Carmelo in the Triângulo Mineiro region. They were also given at the University: Universidade de Uberaba-Uniube and Colleges: Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP and Faculdades Integradas de Patrocínio-FIP, from February 2002 through March 2004. Whit the aim of selecting and organizing this dialect turning it into an ordinary form of communication among these groups. It was requested that they had list these very much used works and expressions to explain their meanings using alternate words since they are not registered in the dictionaries.
Key Word: slangs; linguistic variation; sociolinguistic research
Publicado em Revista Outras Palavras, 2007.
Autora: Ormezinda Maria Ribeiro
Bom trabalho! Não esqueçam: entrega para a semana do dia 12 de abril!
o professor a trema não existe mais
ResponderExcluir"lingüistica"
Agooora o Prof. divia faser um sobre o MEU trabalho bimestral e faser em ingês e Postar....hehe'
ResponderExcluirO pissor,podia fazer um resumo em inglês sobre o MEU trabalho Bimestral e postar né? hehe'
ResponderExcluirEu sei meninas, como extrai este texto da internet, ainda não foi feita a correção.
ResponderExcluirMas muito bem observado!
Já farei a correção!
Corrigido!
ResponderExcluirBem interessante;)Aproveitei bem as informaçoes!
ResponderExcluirnão tenho mais duvidas
ResponderExcluirvaleu!
muito interessante..:p
ResponderExcluiradorei as informaçoes.!!!
bjokas
o trabalho é muito interessante..
ResponderExcluirmas podia ser menos trabalhoso kkkkkk
bjus
kakakakk
ResponderExcluirTOPPPPPPPPPPP
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