quinta-feira, julho 08, 2010

PINK FLOYD


Pink Floyd
Pink floyd foi uma banda de rock inglesa do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. Evoluiu de uma banda de rock formada em 1964 que teve vários nomes. É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns. A produção The Dark Side of the Moon continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Após o álbum, The Final Cut, (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters que era o líder e principal compositor do Pink Floyd declarou que o Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros,agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason, após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando com grande sucesso comercial e, finalmente, fecharam um acordo com Waters. Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar. Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd.
1968-1970: Foi um período de experimentações musicais da banda. Cada um dos integrantes do Pink Floyd contribuía com canções que tinham sua própria sonoridade e voz, o som era mais trabalhado. Então agora Gilmour, Waters e Wright dividem composições de letras e vozes principais. Barrett escreveu praticamente todo o primeiro álbum. O Pink Floyd foi recrutado pelo diretor Barbet Schroeder para produzir uma trilha sonora para um filme seu, "More", que estreou em maio de 1969. Alcançando o nono lugar das paradas do Reino Unido e chegando ao 153º lugar das paradas dos EUA em 1969. O próximo álbum, o quadruplo Ummagumma, foi uma mistura de gravações ao vivo e experimentações de estúdio dos membros, em que cada um gravou metade do lado do vinil como um projeto solo. As conseqüentes dificuldades de gravação e falta de organização em grupo levou ao fechamento desse projeto

1971-1975: Essa data foi considerada a era do estouro pois durante esse período, o Pink Floyd se distanciou da cena psicodélica e se tornou uma banda distinta, até dificil de se classificar. Os estilos divergentes dos principais compositores se amalgamaram em uma sonoridade única. Essa era contém o que muitos consideram serem dois álbuns obras-primas da carreira da banda, The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here. O som se tornou mais trabalhado e com colaboração de todos. O lançamento com sucesso em massa de 1973, The Dark Side of the Moon, foi o ápice de popularidade da banda. No mundo todo, Dark Side superou 40 milhões de cópias vendidas. Depois do sucesso do Dark Side, a banda não estava certa sobre sua direção futura e estava preocupada em como conseguiriam superar a enorme popularidade daquele álbum. Wish You Were Here, lançado em 1975, foi o primeiro álbum do Pink Floyd a chegar ao 1º lugar das paradas do Reino Unido e dos EUA, e os críticos o aclamam tão entusiasticamente quanto Dark Side of the Moon.
Em 2007 foi o aniversário de 40 anos em que o Pink Floyd assinou com a EMI, e o aniversário de 40 anos do lançamento dos 3 primeiros singles "Arnold Layne", "See Emily Play" e "Apples and Oranges" e do seu primeiro álbum The Piper at the Gates of Dawn. Isso foi marcado pelo lançamento de uma edição limitada contendo mixagens estéreo e mono do álbum, além de faixas dos singles e gravações raras.
Em 10 de Dezembro (Reino Unido) e 11 de Dezembro (EUA), o Pink Floyd lançou um novo box, Oh, By the Way contendo todos os 14 álbuns de estúdio com suas respectivas atuais remasterizações, encarte original de vinil, mais encarte por Storm Thorgenson. No dia 21 de Maio de 2008, O Pink Floyd recebeu o prêmio Polar na cidade de Estocolmo,Suécia. O júri declarou que sua decisão foi baseada na importância do Pink Floyd para a evolução da música popular, por uni-la à arte, em sua proposta experimental, e por seu sucesso "capturar e formar reflexões e atitudes para toda uma geração". O júri declarou ainda que a banda "inspirou e marcou o caminho para o desenvolvimento do rock progressivo".
O Pink Floyd são reconhecidos pelos seus prodigiosos espectáculos ao vivo. O espectáculo mais elaborado que os Floyd montaram foi o da digressão de The Wall.


No Brasil
Roger Waters resolve realizar shows no Brasil, onde a banda pela qual ele fez parte por vários anos, jamais passou. E com a promessa de tocar o aclamado álbum The Dark Side of the Moon. Um dos shows realizados em São Paulo ocorreu em 24 de março de 2007 no estádio do Morumbi. Com pouco mais de 40 mil fãs, Roger abriu o show com a tradicional "In the Flesh" (The Wall) acompanhado de fogos de artifício e um show de iluminação.
Também houve um show no Rio de Janeiro com cerca de 33 mil fãs,na Apoteose também com o álbum The Dark Side of the Moon e finalizando o show com a música "Another Brick In The Wall".
Curiosidades:
  • Syd Barrett não chegou a abandonar a banda, na verdade ele foi abandonado pelos integrantes do grupo que não o levavam mais aos shows devido a seu comportamento cada vez menos previsível em função do uso exagerado de drogas (LSD).
  • O nome definitivo de "Pink Floyd" foi fruto da imaginação de Syd Barrett e nada mais é que a união dos nomes de dois músicos de blues da Georgia (Pink Anderson e Floyd Council).
  • O disco "The Dark Side Of The Moon", o mais famoso da banda, manteve-se 740 semanas na lista americana "Billboard" e 301 semanas na britânica, e que vendeu, e continua, mais de 25 milhões de cópias.
  • Os meninos que cantam em "Another Brick In The Wall - Part II" eram estudantes de uma escola vizinha ao estúdio de gravação, e que cada um deles recebeu uma cópia do disco como pagamento por sua colaboração.
  • Pink Floyd teve 4 discos números 1 consecutivamente na Inglaterra e USA, "The Dark Side Of The Moon", "Wish You Were Here", "Animals" e "The Wall", algo nunca antes alcançado e que nunca mais foi alcançado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...