segunda-feira, setembro 06, 2010

7 de Setembro... Independência???


Há 188 anos nossa pátria se tornou independente de Portugal, mas infelizmente não conseguimos nos libertar ainda. Estamos atrelados a um passado de exploração, de corrupção e roubo. Ficamos impregnados pelas ações dos portugueses que só vinham aqui, interessados em explorar nossas riquezas. E olha quantos aprenderam com nossos patrícios… Ainda hoje, a maioria dos políticos usa os mesmos artifícios empregados naquela época: Eles chegam, enganam nosso povo, conquistam confiança e quando nos damos conta, levam nosso “ouro”, tiram-nos o acesso à educação, saúde, emprego, moradia…

Com tudo isso, nossa terra natal se entristece. Sangra ao ver sua gente à margem, sem amparo, desprotegida, desprovida do mínimo necessário para sua sobrevivência. Nossa pátria quer que sejamos mais do que um povo num país de terceiro mundo. Ela quer que a amemos, a ponto de irmos à luta por ela. Precisamos nos revestir de coragem e orgulho para dizer que aqui é o lugar onde queremos viver.

O Brasil, com suas matas, água e ar, é o lugar escolhido para construirmos nossas casas, educarmos nossos filhos… É aqui que queremos aprender, ensinar, nos emocionar, perder quando não for possível ganhar.

Se tivermos bravura suficiente para declarar nosso amor à nossa pátria, talvez um dia tenhamos motivos reais para comemorarmos nossa independência. Lembremos que independência não é auto-suficiência. Ser independente é não ter qualquer entrave para ser valorizado enquanto ser humano, é viver com dignidade, respeito e… Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...