É um conjunto que se compõem as tendências culturais, principalmente no campo das artes. As vanguardas surgiram em torno da primeira guerra mundial.
 CUBISMO: é um agito artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas. Seus principais fundadores foram Pablo Picasso e George Braque. O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas.
CUBISMO: é um agito artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas. Seus principais fundadores foram Pablo Picasso e George Braque. O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas.
Principais características do cubismo:
·         Geometrização das formas e volumes
·         Renúncia a perspectiva
·         Representação de volume colorido sobre superfícies planas.
 EXPRESSIONISMO: expandiu-se num grande número de campos: arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia. O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando preferência á expressão dos sentimentos.
EXPRESSIONISMO: expandiu-se num grande número de campos: arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia. O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando preferência á expressão dos sentimentos. FUTURISMO: o movimento rejeitava o moralismo e o passado, e suas obras se baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
FUTURISMO: o movimento rejeitava o moralismo e o passado, e suas obras se baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
Principais características do futurismo:
·         Valorização do desenvolvimento industrial tecnológico;
·         Pinturas com uso de cores vivas e contrastes;
·         Propaganda como a principal forma de comunicação.
Apesar da falta de sentido o movimento constatava contar a loucura da guerra.
Principais características do dadaísmo:
·         Ilógico e absurdo;
·         Oposição a qualquer tipo de equilíbrio;
·         No dadaísmo nada tem sentido;
·         Constrói obras que não dizem nada.
SURREALISMO: o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade critica. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento estava sendo destruída pelo racionalismo.
·         Emancipação total do homem;
·         Irrealidade;
·         A arte como ferramenta.
Alunas: Fernanda, Andréia, Raquel, Jessica O., e Vanderléia
 Série: 3º. Ano I  


 
 
A realização desse trabalho foi muito importante, pois serviu para obtermos mais conhecimento em um assunto já discutido em sala de aula, além disso podemos dividir o nosso trabalho com as outras pessoas através do blog!!!
ResponderExcluirOlá Prof. Ricardo!
ResponderExcluirAs suas alunas realmente fizeram um bom trabalho!
Bom final de semana!
Quero lhe convidar para ver e comentar ‘OS POMBOS DA PRAÇA XV E OS CHINESES DA HONG KONG’ no http://jefhcardoso.blogspot.com
“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)