sábado, março 17, 2012

REALIDADE OU FICÇÃO?




Ficção


Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário. 

Realidade



Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.
O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Ou dentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não esteja expressa na realidade tangível extra-mentis, existe ontologicamente,onticamente* (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo")*, ou seja: intra-mentis. E é portanto real, embora possa ser ou não ilusória. A ilusão quando existente, é real e verdadeira em si mesma. Ela não nega sua natureza. Ela diz sim a si mesma. A realidade interna ao ser, seu mundo das ideias, embora na qualidade de ens fictionis intra mentis (ipsis literis, in "Proslogion" deAnselmo de Aosta - argumento ontológico), ou seja, enquanto ente fictício, imaginário, idealizado no sentido de tornar-se ideia, e ser ideia, pode - ou não - ser existente e real também no mundo externo. O que não nega a realidade da sua existência enquanto ente imaginário, idealizado.
Quanto ao externo - o fato de poder ser percebido só pela mente - torna-se sinônimo de interpretação da realidade, de uma aproximação com a verdade. A relação íntima entre realidade e verdade, o modo em como a mente interpreta a realidade, é uma polêmica antiga. O problema, na cultura ocidental, surge com as teorias de Platão e Aristóteles sobre a natureza do real (o idealismo e o realismo). No cerne do problema está presente a questão da imagem (a representação sensível do objeto) e a da ideia (o sentido do objeto, a sua interpretação mental ).
Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem e a ideia da coisa, entre verdade e verossimilhança. O problema da realidade é matéria presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que têm como objeto de estudo o próprio homem : a antropologia cultural e todas as que nela estão implicadas : a filosofia, a psicologia, a semiologia e muitas outras, além das técnicas e das artes visuais.
Na interpretação ou representação do real, (verdade subjetiva ou crença), a realidade está sujeita ao campo das escolhas, isto é, determinamos parte do que consideramos ser um fato, ato ou uma possibilidade, algo adquirido a partir dos sentidos e do conhecimento adquirido. Dessa forma, a construção das coisas e as nossas relações dependem de um intrincado contexto, que ao longo da existência cria a lente entre a aprendizagem e o desejo: o que vamos aceitar como real? Portanto a realidade é construída pelo sujeito cognoscente; ela não é dada pronta para ser descoberta.
A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas. Às vezes, aquilo o que observamos está preso a escolhas que são mais um conjunto de normas do que evidências.



Ficção x Realidade

Ao longo da história do pensamento humano, a Filosofia, a Teoria da Arte e a Teoria da Comunicação vêm estudando a questão de como delimitar a fronteira entre ficção e realidade. É a camuflagem do limite entre representação e realidade que dá início e sentido ao problema. O observador de um quadro, ainda que fosse pintado com a mais precisa técnica de "realismo", não era "enganado", pois sabia que estava vendo um quadro. A fotografia, ainda que fosse alegadamente a captação mais fiel da realidade, não se confundia com ela, para o observador, por ser imagem estática. Mas o cinema, pela a transposição acelerada de fotogramas, causa a ilusão de movimento, o que amplia a sensação de "realismo" da imagem reproduzida, mais ainda com o advento posterior das cores (já que o preto-e-branco seria uma forma de diferenciar da visão "real" humana).
É essa opção que gera um problema de linguagem para o audiovisual. Se nenhuma imagem é o real, como transmitir o real? A afirmação de que "mesmo na realidade da imagens há muita ficção" (Ivete Lara C. Walty, "O Que É Ficção"), na medida em que condena toda produção audiovisual (mesmo aquela pretensamente "documental") ao status de ficção, nega-lhes a confiabilidade e veracidade anteriormente conferidas. O problema de linguagem passa a ser "como contar a verdade?".

Fonte: Wikipedia
APÓS A LEITURA DAS DEFINIÇÕES ACIMA, DA LEITURA DO CONTO REALIZADO EM SALA DE AULA E TODAS AS REFLEXÕES FEITAS COLETIVAMENTE RESPONDA EM FORMA DE COMENTÁRIO:

QUAIS SÃO OS LIMITES ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO?

13 comentários:

  1. A realidade tem como limite o começo da ficção.Ou seja,a realidade acaba quando começa a ficção!!!

    ResponderExcluir
  2. Na realidade a um limite porque nos não podemos imaginal o dia de amanhã.
    E a ficçao ela não tem limites.porque a ficção é imaginaria ala nao existe é nos que fizemos ela existir.

    ResponderExcluir
  3. A realidade tem noção com o real e um limite pré-determinado, ou seja, sem fugir da realidade do nosso dia. A ficção é aquilo que não é real, que nós inventamos com nossa imaginação sem limite determinado para a realidade.

    ResponderExcluir
  4. REALIDADE OU FICÇÃO
    A realidade é tudo os seres vivos fazem que tenha limites como não podemos voar sem nenhum equipamento.
    A ficção podemos falar que é o mundo onde pode mos fazer de tudo, pois a ficção é o lugar que nos não existimos de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Com minhas sinceras palavras e sem mais delongas,quero falar sobre:Os limites da realidade e da ficção.Para mim a realidade você vai só até onde você pode, não pode dar um passo a mais,para mim é tudo que seja perceptível ou entendido pela ciência.
    E a ficção você pode ir ao além ou seja pode ir até onde você imagina, além de ser um fato verossímil que quer dizer:Que parece ser real mas não é.
    Você pode estar lendo uma história fictícia,mas as vezes ela parece ser tão real que você esquece da ficção e leva para o lado real.E também ela a (ficção) ela é uma narrativa imaginária ou irreal . Seria só isto.

    ResponderExcluir
  6. Limite entre a realidade e a ficção
    Ficção

    1 Ato ou efeito de fingir. 2 Simulação. 3 Arte de imaginar. 4 Coisas imaginárias. Obra ou literatura de f.: aquela cujo enredo é criado pela imaginação do autor.
    Realidade
    1 Qualidade do que é real. 2 Existência real. 3 O que existe realmente. Anton: ficção, fantasia. R. virtual, Informa: forma mais natural de interação entre um usuário e o computador, através da imersão do usuário num ambiente tridimensional sintético, gerado pelo computador.
    QUE FOI RETIRADO DO DICIONARIO MICHAELIS
    O limite entre a realidade e a ficção existe, e elas são:
    Da ficção: filmes (Erepoter) que são coisas que são inventadas.
    Realidade: é tudo que existe ou noticiários.
    o limite são por exemplo se na vida real uma pessoa leva um tiro ela iria morrer mas em ficção ela poderá sobreviver

    ResponderExcluir
  7. É o termo designar uma narrativa imaginaria,inrreal.O real é tido como aquilo que existe,fora da mente ou dentro dela.

    ResponderExcluir
  8. Refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade distinguida de ficção. Mas os seres humanos não sabem definir correta mente ficção e realidade por que a fronteira entre a ficção e a realidade vem cada vez diminuindo.
    A ficção é entes de tudo, um trabalho de coerência. Na realidade não precisa-se disso. As coisas só acontece sem uma razão.
    Então os limites entre a realidade e a ficção é que ales estão ligadas. Mas o limite é que a ficção permite assumir uma postura capaz de criar as fronteiras de vida. E a realidade é
    uma construção humana.

    ResponderExcluir
  9. Ficção é o ato de inventar, a arte de imaginar. Não existe limites pra essa. Realidade é o que existe, o que vemos, sentimos e para essa a vários limites.

    ResponderExcluir
  10. O limite entre a realidade e a ficção

    Realidade esta a nossa volta tudo que nos cerca, tudo que esta no mundo, pode ser um conto de uma pessoa (alegre, triste, até mesmo contando sua própria vida),uma realidade vivida em certo lugar ou pais. Resumindo realidade é tudo o que é real.
    Ficção, ficção resumidamente é tudo, ou toda história irreal (não real) aquilo que não existe no mundo, mas sim aquilo que esta em nossa imaginação.
    A ficção nos faz sonhar, alem da realidade nos faz criar novos mundos,que de vez em quanto em filmes livros e muitos outros achamos que é real mesmo sabendo que não é.

    ResponderExcluir
  11. A realidade tem limites porque é uma historia de vida e a vida não pode ser inventada, e a ficção não tem porque ela pode ser inventada contada ou refeita de outro jeito

    ResponderExcluir
  12. ficçao:ela não existe porque é nos que criamos,ela é imaginaria,sureal.e é ela não tem limite.ex:na ficção nos podemos voar,fazer de tudo,na realidade não nos não podemos utrapasala,e éla tem limites.e não podemos fazer tudo o que nos queremos.

    ResponderExcluir
  13. na realidade você vai até onde você quer ir.e na ficção você vai até ondevai a sua imaginação.

    ResponderExcluir

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...