terça-feira, setembro 11, 2012

OS LUSÍADAS


Os Lusíadas
 Foi a principal  e maior  obra de Luís Vaz de Camões , considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Um dos principais objetivos do autor nesse poema era  resgatar a grandiosidade portuguesa já que nesse período estava em decadência . Camões fez em os Lusíadas uma crítica direta a burguesia e ao rei, disse que nas grandes navegações de Vasco da Gama o povo é quem navega e morre, enquanto  o rei e a burguesia dividem entre si os lucros.
Os Lusíadas são uma epopeia de imitação porque seguem o modelo estabelecido, na Antiguidade, pelos poemas homéricos. Temos abaixo um trecho, de Os Lusíadas.

 Canto I

 As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Morte libertando,
Cantando espalharei por toda parte,


                                                                            Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

 Publicado pela primeira vez em  1572, no período literário do classicismo.  É  o maior poema épico da língua portuguesa. A estrutura de Os Lusíadas é dividido em dez cantos (canto é a maior unidade de composição da epopeia, estando para este gênero como o capítulo está para o romance) que apresentam no total mil cento e duas estrofes organizadas em oitava rima (ABABABCC). Ao todo são oito mil oitocentos e dezesseis versos decassílabos. O herói da epopeia era o navegador Vasco da Gama, em seguida vinha também o caráter heroico do povo lusitano.
 Para entendermos um pouco mais sobre o titulo do poema, Lusíadas significa Lusitanos que são os próprios lusos, em sua alma como em sua ação. E como tema Camões escolheu contar a história de Portugal.
 Dentro do poema as principais ações era a viagem de Vasco da Gama e sua frota do caminho marítimo para a Índia, ponto principal era a glorificação do povo português . Na epopeia os heróis lusitanos recebem o auxilio dos deuses Vênus e Marte. Com a viagem completa Camões faz lembrar o Brasil, recém-descoberto naquela época.
O poema de Camões era divido em cantos, os cantos eram divididos em cinco etapas:
·         Proposição: apresentação do poema, identificação do tema e do herói.
·         Invocação: são as musas escolhidas, são as Tágides.
·         Dedicatória: ele dedica a D. Sebastião, rei de Portugal.
·         Narração: desenvolvimento do tema, com relato dos episódios da viagem de Vasco da Gama e com reconstituição da história passada dos reis portugueses.
·         Epílogo: Encerramento  do poema.


     E. E. B. Dr. Frederico Rolla.
Alunos: Andressa Voss, Anna Paula,Leticia Fernanda e Fernanda
Professor: Ricardo Luís Mees.
Matéria : Português.           

Um comentário:

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...