segunda-feira, outubro 18, 2010

LITERATURA CATARINENSE - TITO CARVALHO

Sua cidade natal é Orleans, onde nasceu a 4  de janeiro de 1896.era filho de Antônio Luiz Gomes de Carvalho, prospero comerciante e influente político,e Maria Cascaes de Carvalho.
É conhecido enquanto escritor voltado para a ficção por seu livro de contos “Bulha d’arroio”.E por seu romance “Vida salobra” , obras regionalistas tendo em vista que foram os trabalhos que deram destaque no cenário catarinense ao autor.
O escritor também participa deste cenário com suas crônicas  que apresentam opiniões do escritor, seu posicionamento político, suas criticas a cerca do contexto social e seu interesse a respeito dos catarinenses.
Com os contos o autor recria o dialeto campeiro, geralmente transcrevendo foneticamente muitos vocábulos das histórias que parecem ter sido guardadas na memória do peão-narrador. Entretanto,ao adotar a perspectiva de primeira pessoa, adquirem certas especificidades no que se refere ao tratamento o material lingüístico. A narração é feita em terceira pessoa para uma sofisticação maior da frase, sintaticamente mais elaborada.
Seus trabalhos destacam-se mediante sua dedicação ao regionalismo, descrevendo costumes, tradições, particularidades lingüísticas e do ambiente interiorano de Santa Catarina.
Tito Carvalho reproduz em suas histórias a linguagem da comunidade de São Joaquim.
Os contos, narrados por personagens, imortalizam um quadro completo daquela região:
cultura, paisagens, povo, língua, com o brilho artístico de quem conhece a importância
da experiência humana.

Trecho do livro Bulha d'arroio:
“Pois, é isso:preguei com uma carga de chumbo na paleta do tio Jaço. El'era tipo enzoneiro, a me provocar toda vida,por voz de chibarro, ordenando cantigas esporas e o querumano desgraçado. A ultima vez que demos adeus de mão-pegada foi na venda do Janguta, na capela da Chapada Feia. Bebemos na mesma guampa a mesma pólvora... Ajouquei-me a um canto e gachei-me a olhar o tio velho. O danado tava ficando  gordo, e garrando a viola, dançando, aos corcovos, com unhadas pelos bordões, pegou a penicar na minha vida, uma vida triste...



Alunas: Lúcia, Adriana e Janaína Lima - 3º. Ano II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...