terça-feira, junho 21, 2011

1ª. FASE MODERNISMO


                                         A Primeira Fase do Modernismo.

A semana da Arte Moderna é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro.

Após a semana de Arte Moderna, o Modernismo passa a viver sua “fase heróica”, isto é, a fase de divulgação das idéias modernistas em todo o país e de aprofundamento das questões estéticas lançadas pela semana. Essa fase foi marcada essencialmente por duas tendências: destruição e construção. Integrado pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, o grupo liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, entre muitos outros.
A primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e idéias modernistas.
Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda européia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros.
Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje. O grupo que liderava o movimento eram defensores de uma visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
Os movimentos Pau-Brasil, Verde-Amarelíssimo, Antropofagia e a Anta, representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo.
Defendiam a criação de uma poesia primitivista,  propuseram a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural, em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo.


ALUNOS: ANA, ALINE, DAIANE E MAICON

SÉRIE: 3º. II

2 comentários:

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...