sexta-feira, junho 10, 2011

PRÉ-MODERNISMO

                                  
O  pré modernismo surge  num período de transição entre o simbolismo e o modernismo o pré modernismo configura o movimento saudosismo. O termo pré modernismo foi criado por Tristão de Athayde para designar os escritores contemporâneos do neo-parnasianismo entre 1910 e 1920.

Contexto histórico
Para os autores, o momento histórico brasileiro interferiu na produção literária, marcando a  mudança  dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que surgia,  principalmente influenciado  por uma série de conflitos como o fanatismo religioso do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro,  o cangaço no Nordeste, as revoltas da Vacina e da Chibata no Rio de Janeiro, as greves operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado no sul ; além disso a política seguia visivelmente  dirigida pela oligarquia rural, o começo  da burguesia urbana, a industrialização, segregação dos negros depois da abolição da escravatura , o surgimento do proletariado e: finalmente, a imigração européia. 

Características:

Conservadorismo - traziam na sua estética os valores naturalistas.
Renovação - demonstravam íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período.

Principais autores
Euclides da Cunha, com Os Sertões, onde aborda de forma jornalística a Guerra de Canudos a obra, dividida em três partes, procura retratar um dos maiores conflitos do Brasil. O sertão baiano e pernambucano onde se deram as lutas, era um ambiente praticamente desconhecido dos grandes centros, e as lutas marcaram a vida nacional.
    



Graça Aranha, com Canaã, retrata a imigração alemã para o Brasil. Esse livro mostra o constante conflito entre dois imigrantes Milkau e Lentz que discutiam se o dinheiro era mais importante do que o amor.
   



 Lima Barreto, que faz uma crítica da sociedade urbana da época, com Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaías Caminha[ e O Homem Que Sabia Javanês
       




Monteiro Lobato, com Urupês e Cidades Mortas, retrata o homem simples do campo numa região de decadência econômica Ele também foi um dos primeiros autores de literatura infantil, desse modo, transmitindo ao público infantil valores morais, conhecimentos do Brasil, tradições, nossa língua. Destaca-se no gênero conto. E foi, também, um dos escritores brasileiros de maiores prestígios.



Valdomiro Silveira, com Os Caboclos, e Simões Lopes Neto, com Lendas do Sul e Contos Gauchescos, precursores do regionalismo, retratam a realidade do sul brasileiro.


Augusto dos Anjos que, segundo alguns autores, trazia elementos pré-modernos , embora no aspecto lingüístico tenda para o realismo-naturalismo, em seus Eu e Outras Poesias






Alunos: Edemar, Douglas, Cleisson e Audair

Série: 3º. Ano I 

2 comentários:

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...