terça-feira, setembro 11, 2012

CLASSICISMO EM PORTUGAL


Classicismo em Portugal

Lançaram suas caravelas em busca de novas terras e novas rotas marítimas no século XVI. O homem do inicio do século XVI se sentia orgulhoso em sua capacidade e força de desafiar os mares queriam  conhecer o mundo através dos mares. O nome classicismo decorre da ressureição dos escritores da antiguidade greco-latína.
Os portugueses realizaram grandes navegações, com suas imensas caravela e conseguiam cruzar o Atlântico e aos poucos iam ampliando o império lustriano  marítimo. O classicismo começou em 1527, teve  destaque quando Sá de Miranda voltou para Portugal com novas ideias de renovação literária e novas formas de composição poética. Esse período encarra em 1580 a morte de Camões e a Espanha tendo domínio sobre Portugal.
As grandes navegações tiveram como ampliação da terra conhecida como enfrentamento de mares.
Com a intervenção da Imprensa, contribuiu para a divulgação de obras de vários autores gregos e latinos levando mais conhecimento a todos. Os principais autores das obras são:

Luiz Vaz de Camões: escreveu poesias líricas e épicas, além de varias peças, teve como principal obra Os Lusíadas(1546) que conta fala sobre Vaso da Gama.
Outro autor era Fernão Mandes P.i.n.t.o: suas obras vieram em publico somente 20 anos depois da morte do autor.
João de Barros: teve destaque na historiografia cm a obra Décadas, onde narrou a história das conquistas dos portugueses.
Existem outros autores mais não tiveram destaque como Camões. São eles: Bernardim Ribeiro, Antônio Ferreira.
As características  do Classicismo são:
Relacionalismo: predomina a expressão de sentimentos eram controladas pela razão.
Universalismo: assuntos pessoais eram deixados de lado, e assuntos universais foram privilegiados.

O cultivo dos valores greco-latinos, inclusive  da mitologia pagã, própria doa antigos ,levou os poetas renascentistas a recorrer às entidades mitológicas para pedir inspiração simbolizar emoções, exemplificar comportamentos.
Pastores, deuses, deusas e ninfas estão presentes nas obra de arte e na literatura renascentista de uma forma natural, convivendo até mesmo com tradições cristãs, herdadas na época medieval.
Durante o classicismo, foram introduzida em Portugal  novas formas de composição de forma fixa, como soneto, chamado de “O Doce Estilo novo”, o verso decassílabo, a oitava rima.


Alunos: João Paulo, Elsa, Joel, Flávia
Série: 1º. Ano II
LPL - Prof. Ricardo Mees

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...