terça-feira, setembro 11, 2012

LUIS VAZ DE CAMÕES


A TRAJETÓRIA DE LUÍS VAZ DE CAMÕES
Com a revolução comercial vivida pela Europa, Portugal destacou-se em sua economia em virtudes das Grandes Navegações, e expandindo-se em cultura, linguagem, povo. Contudo precisava de alguém capaz de registrar sua nacionalidade por meio de poemas capazes de demonstrar com sentimento a beleza da nacionalidade do país. Para esta função, destacou-se o escritor Luís Vaz de Camões (1525-1580), onde escrevia especialmente poemas épicos, clássicos, teatros e rimas, implantando seus aprendizados quando criança, criado na nobreza europeia.                         
                  
A vida de Camões nem sempre foi um mar de rosas, como quando criado em Lisboa (capital de Portugal). Turbulentamente precisou encarrar guerras como a do norte da África onde perdeu um olho e foi exilado por dezessete anos, porém toda essa experiência de vida serviu para motivá-lo a escrever belos poemas:
“Verde são os campos,
Da cor de limão:
                Assim são os olhos
                Do meu coração [...]”.
(VERDE SÃO OS CAMPOS, Luís de Camões).

Luís de Camões estudou na universidade de Coimbra, frequentou a corte de Dom Pedro III, vivendo de forma clássica e agitada, convivendo paralelamente entre a nobreza e os bordéis.
Entre as poucas cartas encontradas, escrita por Camões, demonstra seu espirito poeta, dentre elas, pode-se identificar descrições de sua vida social em Lisboa pecados, e costumes atacando a Hipocrisia da vida no campo. Uma dessas cartas Camões enviou à Índia, onde ao contrário do que imaginou foi horrorizado principalmente pela frase:
“DA TERRA VOS SEI DIZER QUE É MÃE DE VILÕES RUINS E MADRASTA DE HOMENS HONRRADOS”.
PRINCIPAIS OBRAS:
ü  1572- Os Lusíadas;
ü  1595- O amor é o fogo que arde sem se ver;
ü  1595- Verde são os campos;
ü  1595- Alma minha gentil, que te partiste;
ü  1595- Quem diz que é Amor é falso ou enganoso;
ü  1587- Alto de Filodemo;
ü  1587- Anfitriões.
Infelizmente as pessoas capazes de acrescentar coisas boas à sociedade não são eternas na Terra. Luís Vaz de Camões faleceu em 1580 deixando suas obras traduzidas para diversos idiomas como, espanhol, inglês, francês, italiano entre outros.

Alunos: Maicon, Renan, Antônio e Lucas M.
Série 1º. ano II

Um comentário:

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...