quarta-feira, agosto 13, 2014

JOSÉ LINS DO REGO

José Lins do Rego
José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em Pilar, Paraíba no ano de 1901. Desde pequeno trabalhou nos engenhos de sua família, isso que contribuiu muito na criação de suas obras. Pois uma de suas características era por nas obras sua biografia, tendo como base o ciclo da cana-de-açúcar. Estudou na faculdade de direito em Recife, onde passou a maior parte de sua vida. E por fim morou em Rio de Janeiro a partir de 1936, aonde morreu em 1957.
“O pior não é morrer de fome num deserto: é não ter o que comer na Terra Prometida.”

É atribuída a José a inauguração do novo romance moderno brasileiro com o romance O menino de engenho em 1932. Sua principal obra foi Fogo morto (1943), que tem como tema a queda e a falência dos engenhos de açúcar. Foi um marco para a literatura regionalista ao retratar o nordeste canavieiro contando a vida e as dificuldades presentes no dia-a-dia do povo nordestino.


Tem como outras características a linguagem clara, traz recordações histórico-social e uma linguagem de forte oralidade (linguagem popular no nordeste), é comum dizermos que em suas ficções o autor mais relembra do que cria, quer dizer que, ele usa de fatos vividos para compor suas obras.
“Se chove, tenho saudades do sol, se faz calor, tenho saudades da chuva.”

Referências :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...