quarta-feira, agosto 13, 2014

JORGE AMADO






Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna no dia 10 de agosto de 1912. Um dos escritores brasileiros 
mais importantes e lidos de todos os tempos. Ele imprimiu um recorte particular ao projeto literário de sua geração: o estudo das relações humanas que levaram à constituição do perfil multicultural e multirracial que caracteriza o povo brasileiro.

As obras de Jorge Amado é recheado de representações da gente de sua terra, como na obra Gabriela cravo e canela (1958), o autor reforça a imagem popular da cultura daquele local, e não tem medo de abusar da linguagem simples e do tom coloquial na construção de sua narrativa, fato que lhe proporciona a atração pelo publico. Veja essas características em um trecho da obra.


“Foi quando surgiu outra mulher, vestida de trapos miseráveis, coberta de tamanha sujeira que era impossível ver-lhe as feições e dar-lhe idade, os cabelos desgrenhados, imundos de pó, os pés descalços.”


Mas não só em Gabriela que ele usa das características, ou fatos da vida do povo brasileiro em suas obras. Como no caso da obra Terra do sem-fim (1943), ele retrata a opressão em que viviam os trabalhadores rurais em contraste com a situação dos grandes coronéis da região, enriquecido pelo cultivo do cacau. Ou na obra Capitães de Areia (1937), que pertence à fase dos romances urbanos de Salvador e que retrata a vida de mineiros de rua.
Ao todo Jorge Amado contem uma vasta quantidade de obras de 32 títulos, entre eles: romances, biografias e livros infantis. Só conseguiu ter essa vasta quantia de obras, pois nelas continha as características do povo brasileiro, na qual o leitor se identificava e despertava interesse para conhecer mais de sua cultura.


Arthur Emilio Holdefer 

Referencias:




Livro didático: Abaurre, Maria Luiza M.
            Português: contexto, interlocução e sentido/
Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre,

Marcela Pontanara – São Paulo: Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...