quarta-feira, outubro 29, 2014

GERAÇÃO DE 45 - FERREIRA GULLAR

José Ribamar Ferreira, o mais conhecido Ferreira Gullar, nasceu em 1930 e passou sua infância na cidade de São Luís, no Maranhão. Foi duramente perseguido durante o período da ditadura militar, pelo fato de ter visto um policial matar um operário em um comício e, como fazia parte da Rádio Timbira como locutor, não ter anunciado o óbito como responsabilidade comunista.
Teve grande engajamento político por ter ingressado no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Era escritor do jornal O Estado de S. Paulo, pelo qual trabalhou durante 30 anos.

Perseguido pela ditadura, Ferreira Gullar se exilou em países como Moscou, Santiago, Lima e Buenos Aires, e durante esse trajeto escreveu seu texto mais conhecido, Poema Sujo:
“[...] Mas sobretudo meu
corpo
nordestino
mais que isso
maranhense
mais que isso
sanluisense
mais que isso
ferreirense
newtoniense
alzirense...”

Ao voltar para o Brasil, foi preso e interrogado pelos militares, e somente solto por influências que seus amigos tinham.
Entre as características presentes em suas obras destacam-se:
  •  A busca pela ampliação dos sentidos
  • Discurso politizado, marxista;
  •  Equilíbrio entre expressão dos sentimentos e comunicação de uma visão de mundo.

Graças a sua história de vida e sua obra, Ferreira Gullar é considerado um dos maiores escritores brasileiros e da língua portuguesa, desenvolvendo obras baseadas em temas políticos, buscando sempre a existência do sentimento nas mesmas.

“Fiz sempre poesia como uma luta em busca do sentimento das coisas, do sentido da própria vida e da literatura e, ao mesmo tempo, como a necessidade de resgatar a experiência da vida, de não deixar que ela se perca.”

Aluno: Gabriel Martinelli, 3º. Ano EM
Seminário São Francisco de Assis
2014
Professor Ricardo Luís Mees

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...