terça-feira, novembro 04, 2014

ARCADISMO NO BRASIL - CONTEXTO E CARACTERÍSTICAS

CARACTERÍSTICAS
Marco inicial:
Publicação das "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa e fundação da Arcádia Ultramarina, movimento poético-literário que dá início ao Arcadismo, em 1768.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Houve dois momentos do Arcadismo no Brasil
 (A) poético: com o retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos e a valorização da natureza e da mitologia.
 (b) ideológico: influenciado pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
 ·         Bucolismoa poesia árcade retrata uma natureza tranquila e serena, procurando o “Lócus Amoenus”, um refúgio calmo que se contrastava com os centros urbanos monárquicos. O burguês culto buscava na natureza o oposto da aristocracia.
 Aurea Mediocritasos poetas, autointitulados pastores, exaltavam a vida simples, equilibrada, espontânea e humildade. Para ser feliz, bastava estar em comunhão com a natureza.
 Pseudônimos pastoris: o fingimento poético (simulação de sentimentos fictícios) é marcado pela utilização dos pseudônimos pastoris. Como pastores, os poetas em sua maioria burgueses  viviam nos centros urbanos, realizavam o ideal da mediocridade dourada (áurea mediocritas).
 Carpe diemsignifica aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade. Foi a atitude assumida pelos poetas-pastores, que acreditavam que o tempo não parava e, por isso, deveria ser vivido plenamente em todos os sentidos.
 Fugere Urbemos árcades buscavam uma vida simples, próxima da natureza, longe das confusões urbanas. A modernização das cidades trazia os problemas dos conglomerados urbanos. A alternativa era mudar-se para os prados e campos.
 Inutilia Truncat/Objetivismo: as inutilidades eram cortadas. A linguagem era depurada, sem exageros ou o rebuscamento da poesia barroca. Os poetas árcades eram contidos em sua expressão poética.
Universalismoos árcades não compactuam com o individualismo. Tratam dos temas de maneira geral ou universal.

       Contexto histórico:

O Arcadismo no Brasil desenvolveu-se concomitantemente ao chamado ciclo do ouro, em Minas Gerais e teve em Vila Rica (atual Ouro Preto) seu principal centro de difusão. Alguns de seus integrantes estiveram ligados à Inconfidência Mineira, principal evento político do século 18 no Brasil.
Escritores árcades Brasil :
·         Frei José de Santa Rita Durão
·         Cláudio Manuel da Costa
·         Basílio da Gama
·         Tomás Antônio Gonzaga
·         José de Alvarenga Peixoto


Marco final:

Publicação do livro de poemas Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
RESUMINDO...
Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contrarreforma protestante. Com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca, o poeta árcade baseia-se nos preceitos do Iluminismo (movimento filosófico de bases racionalistas e antirreligiosas).

http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-brasil.htm
Alfredo Bosi, livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006).
http://www.soliteratura.com.br/arcadismo/
Gabriel Cavalheiro Borges, 1º. Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...