quarta-feira, maio 23, 2012

ROMANCE URBANO

O romance urbano


  A partir da década de 1830 uma nova forma de entretenimento surgiu para os moradores da capital do Império: os romances estrangeiros, principalmente franceses que eram publicados nos jornais em forma de folhetins.
  Os romances marcados por características melodramáticas e finais felizes faziam sucesso entre os jovens da corte.
A representação dos costumes da elite brasileira definiu o projeto literário do romance urbano.
  O contexto de produção literária romântica, ao profissionalizar a condição dos escritores, estimulou a criação literária porque, como eles passaram a depender da venda de seus textos, passam a escrever mais.
  A circulação inicial ocorreu nas paginas dos periódicos. Além de noticiar os fatos, os jornais também publicavam folhetins, estrangeiros e traduzidos, dando inicio a um novo publico leitor.


Identidade e democratização cultural

O romance urbano, por meio da divulgação de perfis, espaços e comportamentos reconhecidos, também investe na criação de uma identidade nacional. A consolidação dessa nacionalidade ocorre todas as vezes que um leitor se reconhece nas cenas que lê.
Com uma estrutura simples, e sem se valer de referencias culturais sofisticadas(histórias, artísticas), o romance romântico urbano contribuiu para a criação de uma identidade nacional, e democratização da literatura.

A linguagem do romance urbano

A linguagem do romance é acessível, porém existe um aspecto que merece a atenção. É frequente o narrador estabelecer um dialogo com um leitor especifico, seja ele qual for. Esse diálogo faz com que a história contada ganhe o aspecto de confidência trocada entre leitor e personagem.
Um recurso muito usado é o uso de elementos reais, que correspondem a realidade do leitor, como lugares físicos conhecidos, e que de certa forma o liga ao texto.

O amor segundo Joaquim Manuel Macedo

Joaquim Manuel Macedo conquistou um enorme publico , que foi cativado por diversos aspectos, entre eles a enorme quantidade de textos, o bom humor.
Retratou a elite brasileira de maneira irônica, e com traços e personagens inconfundíveis. O suspende também marcava suas obras, juntamente com cenas fortes e cheias de significados.


Joaquim Manuel de Macedo nasceu no rio de janeiro em 1820 e faleceu com 61 anos em 1881. Formo-se em medicina e entrou na literatura com seu romance “A moreninha” que foi sua principal obra. Ele também foi professor.

Trecho do livro "A Moreninha" de Joaquim Manoel de Macedo
"Eu tenho quinze anos
E sou morena e linda!"

"Mas amo e não me amam,
E tenho amor ainda,
E por tão triste amar
Aqui venho chorar.
O riso de meus lábios
Há muito que murchou;
Aquele que eu adoro."

[ ...]

"O coração no entanto
Desfaz o amor em pranto.
Diurno aqui se mostra
Aquele que eu adoro;
E nunca ele me vê,
E sempre o vejo e choro:
Por paga a tal paixão
Só lágrimas me dão!"

Jose de Alencar: um critico dos costumes

Jose de Alencar foi quem deu ao romance urbano uma forma mais bem acabada. De modo um pouco diferente dos outros escritores desse período, ele priorizou as relações humanas em função do ambiente em que se encontrava .
Jose Martiniano de Alencar nasceu em Messejana no dia 1 de maio de 1829, e faleceu no Rio de janeiro no dia 12 de dezembro de 1877. Ele teve várias profissões sendo essas: jornalismo, política, advogado, orador, critico cronista, romancista e um ótimo escritor  de obras dramáticas.

Manuel Antonio de Almeida: a estética da malandragem

Um que difere dos romancistas anteriores surgiu das mãos de Manuel Antonio de Almeida.  O Rio de Janeiro retratado nas divertidas páginas de “Memórias de um sargento de milícias” que retrata a realidade da burguesia, e as camadas mais baixas se contrastando.


Manuel Antonio de Almeida natural do Rio de Janeiro nasceu em 17 de novembro de 1831 e faleceu em Macaé em 28 de novembro de 1861. Ele foi médico, escritor e professor brasileiro. Ele fez uma única obra em prosa a novela memórias de um sargento de milícia.

Seminário São Francisco de Assis  
Alunos: Kaynan Cappucci e Lucas Dariva  2º ano

18 comentários:

  1. Acho que em altore o senhor poderia falar tbm de Bernardo Guimarans, Visconde de tounay e Franclin távora.

    ResponderExcluir
  2. so acho que visconde de taunay nao eh romance urbano...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Encontrei praticamente tudo pra o meu seminário!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Mt booum, lí mt pq irei fazer uma prova com tudo isso" Obg.

    ResponderExcluir
  5. MIIM AJUDOOH MUITOH ESSA PESQUISAH...
    BY: TAMIRES EH MEURY

    ResponderExcluir
  6. Ótimo, me ajudou muito, parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  7. Valeu Cara Parabéns pelo conteúdo, tenho certeza que ajudou muita gente.

    ResponderExcluir

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...