quarta-feira, maio 23, 2012

PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO NO BRASIL E SEUS MOVIMENTOS.

A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verdeamarelismo e o da Escola da Anta. Podemos destacá-los da seguinte forma:


• Manifesto Pau-Brasil: escrito por Oswald de Andrade, publicado no jornal “Correio da Manhã”, em 18 de março de 1924. Com a intenção de causar um sentimento nacionalista, uma retomada de consciência nacional.



• Antropofagia: publicado entre os meses de maio de 1928 e fevereiro de 1929. Sua origem se dá a partir de uma tela feita por Tarsila do Amaral, em janeiro de 1928, batizada de Abaporu ( aba= homem e poru = que come). Surgiu como nova etapa do nacionalismo “Pau-Brasil” e resposta ao “Verdeamarelismo”.



•Verdeamarelismo: este movimento surgiu como resposta ao “nacionalismo afrancesado” do Pau-Brasil, em 1926, apresentado, principalmente, por Oswald de Andrade, liderado por Plínio Salgado. O objetivo era um nacionalismo puro, primitivo, sem qualquer tipo de influência.



•Anta: parte do movimento Verdeamarelismo, representa o nacionalismo primitivo elegendo como símbolo nacional a “anta”, além de vangloriar a língua indígena “tupi”.

Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.

Fontes:
www.brasilescola.com.br (acesso em 23/05/2012; às 8h:35min.)


Alunos:
Felipe e Mateus - 3o. ano.
Seminário São Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...