quarta-feira, maio 23, 2012

SEMANA DE ARTE MODERNA




              Iniciou-se em 1922, de particular maneira em fevereiro deste ano, o Modernismo e a independência cultural e artística brasileira. Tal façanha deu-se com a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, no Teatro Municipal, por iniciativa primeira de Graça Aranha, artista literário da época.

            Dentre os ramos artísticos merecem destaque a Literatura, as Artes Visuais e a Música, com seus respectivos expoentes: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Villa- Lobos e Ernani Braga.

            O principal objetivo dos artistas reunidos neste evento era o de provocar e promover mudanças tanto no modo de fazer-se arte quanto na mentalidade das pessoas. Procuravam, dessa forma, “abrir os olhos” da sociedade para a realidade que os circundava e questionar o poder e o acúmulo de riquezas nas mãos de grandes fazendeiros.

            Iniciada a exposição, o povo, que ainda não compreendia a situação e as mudanças que estavam sendo propostas, entendeu mal os artistas e os vaiou. Dessa forma, conclui-se que o início da Arte Moderna no Brasil foi polêmico e tumultuado, no entanto, o principal objetivo dos artistas foi alcançado, ou seja, ocorreram mudanças na forma de produzir ou criar arte e, com o tempo, cada vez mais este ideal é assimilado pelas massas.

O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.



Gustavo Passos Duarte e Marcos Bassanese

Referências:
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/a-semana-arte-moderna.htm
http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/

Um comentário:

  1. O trabalho nem precisamos dizer muita coisa, apenas que está excelente, muito bem exposto.
    A semana de arte moderna talvez tenha sido uma das melhores coisas que aconteceu no meio artístico brasileiro. Renovaram a música, a literatura, as artes plásticas...
    Enfim, se não fosse isso, talvez estaríamos ainda seguindo os modos artísticos da Europa, América do Norte e outras correntes.

    ResponderExcluir

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...