quarta-feira, agosto 13, 2014

ERICO VERÍSSIMO - TRADIÇÃO GAÚCHA

“A vida começa todos os dias”
Esse grande autor brasileiro nasceu no dia 17 de dezembro de 1905, na cidade de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul. Durante toda sua infância e parte de sua adolescência voltou-se principalmente ao estudo, com grande apresso pela leitura, lia grandes obras de autores nacionais e estrangeiros. Deu-se sua formação acadêmica em um internato de orientação protestante em Porto Alegre onde destacava-se como um dos melhores em sua turma.
Optando por não fazer faculdade voltou a Cruz Alta e casou-se com Mafalda Halfen Volpe, com a qual teve dois filhos: Clarissa Veríssimo e Luis Fernando Veríssimo.
Iniciou sua carreira literária no ano de 1932, com a publicação da obra Fantoches, livro de contos. Porém, chegou à popularidade no ano seguinte com a obra Clarissa, que conta o despertar de uma adolescente, Clarissa, para a vida.


Em toda sua vida escreveu diversas obras e com temas muito variados, tanto, que suas obras são classificadas em três fases:
Ø  1° Fase: constrói um painel da burguesia do Rio Grande do Sul. Corresponde a essa fase obras como: Caminhos cruzados, Olhai os lírios do campo;
Ø  2° Fase: investiga a relação entre presente degradado por crises e revoluções e o passado histórico marcado pelo heroísmo do povo gaúcho na defesa de seu território. Obras como: O resto é silêncio e O tempo e o vento, exemplificam a esse período.
Ø  3° Fase: há uma preocupação em aprofundar temas políticos, dando as obras um tom mais engajado. Incidente em Antares e O senhor embaixador, são exemplos dessa fase.
Todas suas obras são de grande importância, tanto para construção de um povo e uma cultura, o povo gaúcho, quanto para evolução da literatura em âmbito nacional. Sua obra é de grande relevância, pois foi uma das participantes da Geração de 30, ou 2ª Geração Modernista, e mostrou para todos que o Brasil, mais do que nunca, tinha autonomia para criar uma literatura própria.
Recebeu vários prêmios, que só comprovaram e intensificaram a qualidade de suas obras.
Erico Veríssimo morreu no dia 28 de novembro de 1975.


Livro: Português: contexto, interlocução e sentido/Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara. – São Paulo: Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...