quarta-feira, outubro 29, 2014

GERAÇÃO DE 45 - GUIMARÃES ROSA

“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?”

Guimarães Rosa João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo Minas Gerais no ano de 1908. Possui um caráter regionalista totalmente diferente da ficção da geração de 1930. Ganhou destaque dentro do modernismo com suas principais obras, Sagarana (conto de 1946) e Grande Sertão Vereda (romance de 1956), chegando a participar em 1967 da academia brasileira de letras.

Teve como características o frequente uso de onomatopeias, rimas, aliterações e o uso de palavras coloquiais que estavam praticamente em desuso. O principal enfoque de suas obras eram os costumes e as paisagens sertanejas envolta de mistérios e revelações em torno à vida.
Sua principal obra foi Grande sertão veredas, seu único romance que conta a vida de Riobaldo um homem que se torna jagunço e viaja pelos grandes sertões de Minas Gerais. Nesta viagem percebe sua situação de perigo, e sua adaptação ao sertão.

A principal característica que diferencia Guimarães de qualquer outro escritor regionalista é o uso de neologismos que o autor utiliza em suas obras, saindo da linguagem cotidiana, e do sertão superficial, fundindo assim uma formalidade na linguagem popular.

“É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado.”



Aluno: Odilon Voss 3º. Ano EM
Seminário São Francisco de Assis
2014
Professor Ricardo Luís Mees

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...